Você é o/a professor/a da turma do 6° ano e, ao ler a tarefa de casa (escrever uma carta para um ente querido que não o vê há algum tempo) do aluno Paulo, percebeu que ele está alfabetizado pois, compreendeu a mensagem da carta, por meio do uso da gramática da sua língua materna de forma regular e de acordo com a sua estrutura própria. No entanto, é preciso pensar no futuro pessoal e profissional do seu aluno e no papel social da escola, representada por você, que é fazer as intervenções pedagógicas necessárias para incluir, linguisticamente, o aluno às exigências contemporâneas do mercado de trabalho e ensino superior, bem como, aprender a lidar com as diversas situações sociais que exigem comportamentos linguísticos específicos. Além disso, ciente que a escola é o lugar de mediação de ensino-aprendizagem da norma culta do português brasileiro, mas sem desrespeitar a diversidade linguística, você, diante da escrita do Paulinho, irá se amparar em um dos 3 eixos desenvolvidos por Vieira (2018) para abordar uma das diversas temáticas (fonético-fonológica, morfológica, sintática, semântica, discursiva, sociolinguística, etc) que pode ser escolhida por você (pronomes pessoais, concordância verbal, acentuação, ortografia, internetês, etc).
A partir da seleção do eixo e da temática, descreva sua atitude/intervenção pedagógica em relação à produção textual de Paulinho em um texto descritivo de, no máximo, uma página do formulário Word. A sua intervenção pedagógica precisa considerar/utilizar uma das várias opções textuais apresentadas na BNCC (fotos, vídeos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas, livros digitais, notícia, reportagem, entrevista, artigo de opinião, charge, tirinha, crônica, conto, verbete de enciclopédia, artigo de divulgação científica, etc). Considere também as seguintes recomendações:
1) O seu texto deve conter o modo como será aplicado um dos 3 eixos e, se for utilizar algum material pedagógico específico, favor mencionar e inserir.
2) Leia a unidade V do livro da disciplina (a unidade II também poderá ajudar).
3) Leia o artigo “Três eixos para o ensino de gramática”, de Silvia Rodrigues Vieira, disponibilizado na pasta Material da disciplina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos eixos para o ensino da gramática é o Ensino da Gramática e Produção de Sentidos, que leva em conta o conteúdo extralinguístico no momento da aula. Através deste eixo a atividade a seguir será conduzida, tendo como objetivo mostrar ao aluno Paulinho que esta variação linguística não deve ser tida como errada porém, deve ser utilizada em seu próprio ambiente em circunstâncias mais adequadas a ela.
A atividade consiste basicamente em "traduzir" o texto acima para a norma culta, utilizando a técnica de retextualização apresentada por Marcuschi (2001), a fim de fazer os alunos refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre as duas formas linguísticas. Além disso, podemos utilizar o processo de transformação e transação, que são os processos abordados dentro do eixo de Ensino da Gramática e Produção de Sentidos, que une a vivência do aluno no mundo real com o ensino da norma culta.
Segue os passos que serão realizados com os alunos:
Será levantada uma discussão sobre o tema proposto, a variação linguística na internet e com quais dessas variações os alunos tem mais familiaridade;
Após este breve levantamento será entregue uma cópia do texto sugerido para cada aluno;
Em seguida o texto será lido em voz alta junto com a turma da mesma forma que foi escrito, não sendo “traduzido”para a norma padrão;
Os alunos devem realizar a “tradução” do texto;
Por fim, novamente será levantada uma nova discussão sobre as dificuldade e facilidades que os alunos tiveram na atividade, além de realizar a leitura em voz alta do texto já traduzido.
Obs: Plágio é crime, utilize a atividade apenas como base para sanar suas duvidas.