Você é o(a) pedagogo(a) responsável por uma turma de educação infantil, que possui crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta turma, é preciso introduzir, no processo de alfabetização, a noção de gênero textual. Seu desafio consiste criar uma situação comunicativa que tenha relação com o cotidiano da criança e com o da família, de modo que elas indiquem como se dá a comunicação. Em seguida, justifique a sua escolha e apresente os resultados esperados.
Soluções para a tarefa
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Inicialmente é interessante desenvolver uma proposta inclusiva de ensino para os alunos, ou seja, a busca no compreendimento através da coletividade em turma, fato que pode servir como norte neste processo de alfabetização.
Visto isso, os resultados esperados são alunos cada vez mais interessados a entender sobre a leitura, e, consequentemente adquirir o hábito de ler não só no ambiente escolar, porém no ambiente doméstico.
Bem, espero ter ajudado.
Um abraço.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Uma situação comunicativa deve contextualizar um determinado gênero textual, ou seja, envolve um lugar (quadro espaço-temporal/contexto), o propósito comunicativo (finalidade da comunicação), os participantes (interlocutores) e o gênero textual que será utilizado. Os participantes utilizam os conhecimentos linguísticos, ideológicos, culturais, sociais, crenças e valores, que vão compor a situação comunicativa.
São várias as situações comunicativas relacionadas ao cotidiano dos adolescentes, porém os novos gêneros tornam-se altamente relevantes, como post, meme, mashup, playlist comentada, reportagem multimidiática, relato multimidiático, vlog, vídeo minuto, political remix, tutoriais em vídeo, entre outros. Também as novas ações, procedimentos e atividades como curtir, comentar, redistribuir, compartilhar, taguear, seguir/ ser seguido, remixar, curar, colecionar/descolecionar, colaborar, entre outras, devem ser discutidos com os adolescentes.
Explicação: