Você é gestor de uma instituição hospitalar que se preocupa em inovar e proporcionar melhor experiência de trabalho aos profissionais e de assistência aos pacientes.
Como você prepararia os recursos humanos para atuarem nesse cenário de tantas inovações tecnológicas sem prejudicar a assistência ofertada ao usuário?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em uma sociedade digital, a IA torna-se cada vez mais necessária no setor da saúde, que precisa de caminhos para a inovação e a reinvenção dos processos de cuidados. A IA pode propiciar inúmeras vantagens, ajudando os profissionais da saúde a encontrarem respostas para casos complexos, com base em evidências clínicas e protocolos interativos, desde a triagem até a internação, de forma mais rápida e eficaz. Entretanto, é imprescindível que os profissionais que trabalham nas instituições de saúde, não importando se atuam diretamente com a assistência ao cliente ou não, estejam capacitados para usufruir dos benefícios das tecnologias nas suas atividades diárias em prol da melhora da performance de assistência oferecida ao cliente em toda a sua dimensão. Por mais que a IA substitua os profissionais na realização de algumas tarefas, existem outras que não poderão ser substituídas. Ou seja, a tecnologia é excelente, mas, para o cuidado, são necessárias pessoas.
Por isso, as instituições só estarão preparadas para incorporar novas tecnologias quando os trabalhadores estiverem bem capacitados para utilizá-las como uma extensão da sua técnica e de seu conhecimento. Dessa forma, antes de incorporar novas tecnologias em uma organização, é preciso que o gestor prepare a equipe para entender a importância desse recurso para a instituição, os benefícios para os pacientes e a capacidade de otimizar o processo de trabalho, uma vez que a inclusão de novidades sempre gera desconforto nos sujeitos envolvidos, seja pela mudança daquilo que era habitual, seja pela dificuldade de alguns profissionais em interagir com as tecnologias.
Explicação: