Direito, perguntado por joseribamarlimasales, 7 meses atrás

Você é designer gráfico e foi procurado pelo setor de Marketing de uma grande empresa que produz cafés artesanais. Com a evolução do mercado e dos produtos, a empresa sentiu a necessidade de modernizar a sua marca.

Ao longo das reuniões, você vai modificando as cores, o tipo de fonte utilizada no nome da empresa, desenha uma nova fachada e, com as modificações, acaba mudando totalmente a identidade visual da empresa. O nome ainda permanece o mesmo, mas o logotipo usado e a maneira que o nome da empresa é identificado são totalmente novos.

Dessa forma, de qual tipo de apresentação de marca estamos falando? Como essa marca pode ser protegida em território nacional e no exterior? Por qual motivo é importante protegê-la em outros países?


joaonelson2010: também preciso

Soluções para a tarefa

Respondido por joaonelson2010
10

Resposta:

1) A marca de que trata o problema é uma marca mista, pois combina texto com imagem, traz elementos tanto nominativos quanto figurativos.

2) A obtenção de registro no Brasil deve ser feito por meio de abertura de processo no INPI. No exterior, deve-se registrar a marca em cada país onde ela será explorada comercialmente, seguindo o que a legislação do país solicitar para a proteção, conjuntamente com o que está convencionado na Convenção de Paris. Essa proteção é importante na exportação de produtos, pois protege a marca, o produto e sua exploração comercial.

Perguntas interessantes