Sociologia, perguntado por Giljr2712, 1 ano atrás

você e contra ou afavor o "escola sem partido", Por que?


O Programa Escola sem Partido é um movimento político criado em 2004 no Brasil e divulgado em todo o país pelo advogado Miguel Nagib.Ele e os defensores do movimento afirmam representar pais e estudantes contrários ao que chamam de "doutrinação ideológica" nas escolas.
o Escola sem Partido consiste em afixar nas escolas um cartaz com uma lista por ele chamada de "deveres do professor",ainda que "esses deveres já existem" e que o objetivo é "apenas levá-los ao conhecimento dos alunos, para que eles mesmos possam se defender contra eventuais abusos praticados por seus professores, já que, dentro da sala de aula, ninguém mais poderá fazer isso por eles.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brubdgirl
1
Olá!

Vou colocar opinião particular. Como estudante de ciências biológicas.
Primeiro que a a escola sem partido,adota a ideia de design inteligente que é usado em algumas faculdades já brasileiras, isso porque a escola sem partido é também, e acaba sendo, uma doutrinação de um lado. Embora a ideia parece ser boa ela vende facetas dissimuladas para culpabilizar o docente, tomando o caminho de proibição, de censura.
Outra coisa a levantar a dimensão política que não pode ser retirada de eventos humanos, isso também inclui na educação. O aluno numa sala de aula ele não é uma folha em branco passivo de manifestação. Como também a escola ela serve como trocas de conhecimento, do qual o professor não tem que ter o papel hierarquizado numa educação mais benéfica, mais democrática.
Eu particularmente, estudei totalmente em escola pública eu nunca vi nenhum tipo de doutrinação, todos passavam o conteúdo da forma mais Imparcial possível, tirando dúvidas a respeito e não colocando opinião. Me recordo de uma vez perguntar a um professor de história se a Era Vargas foi mais boa ou mais ruim, E ele simplesmente disse que na história existe pontos a serem levantados como bons e como ruins. Tais quais esse tipo de comentário seria classificado como doutrinação?
Na área das Biológicas, junto com o design inteligente existe um outro agravante que é, o que é doutrinação. Para muitos as teorias de Darwin, da qual abrange toda biologia é considerado uma doutrinação. E que por se tratar de uma doutrinação então teria se quer aprender tanto o lado religioso quanto o lado da ciência. E é o ponto mais criticado entre profissionais da área, envolver questões religiosas juntos a da ciência. Da qual a escola não seria uma entidade de ensino religioso.
Acho importante abrir essa discussão, principalmente entre os docentes, e não apenas manter como questões políticas das quais não incluem profissionais pedagógicos.
Perguntas interessantes