Português, perguntado por evaribeiro1703, 2 meses atrás

Você é aluno de Letras e, em uma das aulas de sua graduação, a professora trabalhou as orações subordinadas substantivas. Após a exposição, ela explicou que estava montando um grupo e que selecionaria alguns alunos para um projeto de pesquisa. Desse modo, solicitou, a cada interessado, a realização de uma pesquisa, na qual se deveria analisar o funcionamento desses enunciados em determinados gêneros. Como você sempre teve interesse em ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas científicas, aceitou a proposta de se dedicar as subordinadas substantivas objetivas diretas reduzidas em relatos. Assim, leia o texto destacado abaixo. Ontem á noite, depois de fechar tudo e subir ao meu quarto, que fica no segundo andar da casa, para dormir, escutei um barulho. Fui até o hall da escada e vi um homem retirar a tranca da porta e forçar para entrar. Quase morri de susto! Gritei e ordenei fechar a porta, mas ele continuou. Mesmo com todo o medo, decidi descer, pegar algo para bater nele, enfim, avançar, no entanto acabei tropeçando na escada e caindo a sua frente. Para minha surpresa, quando olhei, era meu pai. Questionado, disse voltar da praia antes do combinado, porque chovia muito. Fonte: A autora. Agora, produza uma resposta dissertativa, em até 30 linhas, com foco nos seguintes pontos: a. Quais sentenças subordinadas substantivas objetivas diretas reduzidas aparecem no texto? Transcreva-as na forma reduzida (em que aparece no texto) e explique como ficariam na forma desenvolvida. b. Faça uma análise das características que levam a essa classificação (reduzida). c. Qual forma verbal predomina nessas orações? d. Quais fatores contribuem para essa escolha textual, ou seja, com que intenção o autor optou pela forma reduzida neste relato?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ivancurso99
10

Eu encontrei quatro período  com objetiva direta. Será que alguém pode analisar e ver se estou certo? Segue: 1 Fui até o hall da escada e vi um homem retirar a tranca da porta e forçar  para entrar.

2 Gritei e ordenei fechar a porta, mas ele continuou.

3 Mesmo com todo o medo, decidi descer, pegar algo para bater nele, enfim, avançar, no entanto acabei tropeçando na escada e caindo a sua frente.

4 Questionado, disse voltar da praia antes do combinado, porque chovia muito.  Se eu estiver certo fica mais fácil fazer a atividade. Agradeço!

Resposta:

Explicação:


mjpsousa2009: Ele disse que fazia o curso de interpretação de texto do professor Noslen.

Esta é a forma desenvolvida. Observe que é introduzida pela conjunção integrante que, e o verbo fazer aparece conjugado em 3ª pessoa, no pretérito imperfeito do indicativo.

Ele disse fazer o curso de interpretação de texto do professor Noslen.
mjpsousa2009: Na frase
Ele disse fazer o curso de interpretação de texto do professor Noslen. é forma reduzida
mjpsousa2009: vejam: blogger do professor Noslen é excelente vai ajudar vcs
mjpsousa2009: Infinitivo: Carlos parece ser paciente com sua mulher. (forma reduzida)
Carlos parece que é paciente com sua mulher. (forma desenvolvida)

Gerúndio: Aprecio carros catando os pneus. (forma reduzida)
Aprecio carros que cantem os pneus. (forma desenvolvida)

Particípio: O projeto mostrado por eles é ineficiente. (forma reduzida)
O projeto que eles mostraram é ineficiente. (forma desenvolvida)
tcavagnari: Na frase" vi um homem retirar a tranca da porta e forçar para entrar", na forma desenvolvida ficaria assim: "vi um homem que/o qual retirou a tranca da porta e forçou para entrar".....
tcavagnari: Oração principal: "vi um homem", ver é um verbo transitivo direto, portanto, "um homem" é o objeto direto da oração principal, dessa forma , a oração subordinada "que retirou a tranca da porta e forçou para entrar" não pode ser o objeto direto da oração principal, acredito que ela se classifica como Oração Subordinada Adjetiva, tendo valor de adjetivo, já que completa o sentido da palavra "homem" que é um substantivo sendo acompanhado por um pronome relativo "que" ou "o qual".
biancasanferre: E essa: [no entanto acabei] [tropeçando na escada] [e caindo a sua frente.] (Objetos diretos do verbo acabei).
geisacamoli: Porque o autor escolheu este tipo de relato (reduzida)?
Respondido por jalves26
14

a. Identificação das orações subordinadas substantivas objetivas diretas reduzidas:

  • "um homem retirar a tranca da porta" / "forçar para entrar" (objetos diretos do verbo "vi");
  • "fechar a porta" (objeto direto do verbo "ordenei");
  • "descer" / "pegar algo para bater nele" / "avançar" (objetos diretos do verbo "decidi");
  • "voltar da praia antes do combinado" (objeto direto do verbo "disse").

Essas orações na forma desenvolvida, ficam assim:

  • "vi que um homem estava retirando a tranca da porta e que estava forçando para entrar";
  • "ordenei que ele fechasse a porta";
  • "decidi que desceria, que pegaria algo para bater nele, enfim, que avançaria";
  • "disse que voltava da praia antes do combinado".

Orações substantivas

b. Essas são classificadas como orações reduzidas devido à ausência de conjunção integrante ("que" ou "se") e de flexão verbal (os verbos estão na forma infinitiva).

c. Há predominância de verbos na forma infinitiva, na forma original dos verbos, terminando em -r (retirar, forçar, fechar, descer, pegar, avançar, voltar).

d. A opção pela forma reduzida está relacionada ao desejo de concisão e objetividade, de modo a deixar a leitura mais fluida. Outra explicação possível é o desejo de eliminar a repetição da conjunção "que", pois o texto contém muitas orações objetivas diretas.

Leia mais sobre orações substantivas em:

brainly.com.br/tarefa/20719032

Anexos:

luelsoncalixto: A forma desenvolvida não é essa."vi que um homem estava retirando a tranca da porta e que estava forçando para entrar"
luelsoncalixto: O correto é: "vi que um homem QUE RETIRAVA a tranca da porta e que FORÇAVA para entrar."
eltonapbe974: O correto é:"vi um homem retirar a tranca da porta e forçar para entrar."
bilapereira: O correto é "Vi meu pai retirar a tranca porque ele esqueceu a chave"
Perguntas interessantes
Matemática, 8 meses atrás