Você é aluno(a) do curso de Letras e, na última aula, estudou acerca das orações coordenadas aditivas e adversativas.
Nela, a professora afirmou que a conjunção prototípica desse tipo de oração é o “mas”, a qual apresenta uma ideia de oposição ou contraste em relação a um segmento anterior. Como exemplo, passou o seguinte enunciado: Estudei muito, mas não fui bem na prova.
Já a conjunção mais comum às aditivas é o “e”, a qual colabora ao discurso com o valor semântico de adição, acréscimo, de uma oração ou de um elemento em relação à outra(o)
.
Curioso(a) com o tema, você decidiu se aprofundar no assunto e, ao ler, a Gramática de Ataliba Castilho (p. 351-354), notou que a análise desses elementos vai além da visão tradicional e pode contemplar outros aspectos semântico, sintático e discursivo, especialmente quando se trata da linguagem falada. Em outras palavras, essas conjunções, dependendo do contexto, podem apresentar diferentes sentidos, além de adição ou oposição.
Intrigado com essa situação, decidiu elaborar um breve estudo prático e, posteriormente, apresentar à professora, a fim de incentivar a reflexão acerca do tema.
Desse modo, produza um texto analítico com base nos enunciados a seguir, considerando a sintaxe e os valores semântico/discursivo dessas conjunções. Seu estudo deve ser escrito de modo dissertativo argumentativo, com uma breve introdução, retomando trechos das frases para exemplificação e justificando a análise.
Lembre-se de que, como aluno(a) de Letras, você deve seguir a Gramática Normativa e manter a coesão e coerência.
Enunciado 1:
_ Fala, cara... E, aí, como vai a vida?
Enunciado 2:
_ Vá com Deus, filho! – Disse a mãe. E o filho olhou-a com tristeza, afastando-se aos poucos.
Enunciado 3:
_ Adotei os dois cachorrinhos.
_ Você conseguiu? ... E eles dão muito trabalho?
Enunciado 4:
_ Vou comprar um carro.
_ Mas, então, você conseguiu o dinheiro para comprar?
Enunciado 5:
_ Eu posso comer mais um pedaço de bolo?
_ Mas é claro que pode.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Enunciado 1: tem sentido aditivo e adiciona um contexto a frase anterior.
Enunciado 2: sentido conclusivo. Conclui um pensamento, uma ação anterior. Atua também na progressão do tema e pode ser substituída por conjunção conclusivas.
Enunciado 3: liga as frases interrogativas entre si e entre a afirmação escrita acima, retomando-a.
Enunciado 4: é um marcador discursivo e estrutura e conecta os termos.
Enunciado 5: Soma e conecta, com sentença afirmativa, o questionamento anterior. Provoca um efeito de ênfase na questão.
Explicação:
Perguntas interessantes