Você descobriu também que no final da tarde, por volta de 16h, as águas de lavagem utilizadas na higienização e sanitização das instalações são despejadas em batelada única. Observando os dados da Tabela 01, é possível afirmar que a presença da água de lavagem pode alterar a composição do efluente coletado às 16h? Explique de que forma.
Soluções para a tarefa
Efluente
O que significa efluente?
Efluente é o escoamento de gás ou líquido de uma infraestrutura feita pelo homem, ou de águas naturais. No campo da engenharia, efluência é o termo usado para descrever um fluxo que sai de um reator químico.
Efluentes podem ser águas residuais tratadas ou não tratadas que saem de emissários industriais, esgotos ou plantas. Às vezes, esgotos ou resíduos líquidos são lançados nos mares e rios.
O efluente é geralmente conhecido como poluição da água - o escoamento de resíduos de instalações como estações de tratamento de esgoto. Também pode se referir às águas residuais que são expulsas pelas instalações industriais. Existem casos em que o efluente pode ser classificado como tratado. Isso é comum em estações de tratamento de águas residuais, onde o efluente tratado é chamado de efluente secundário. Esta versão mais limpa é útil para alimentar as bactérias presentes nos biofiltros. Outras instalações que geram efluentes incluem usinas termelétricas. Eles liberam água efluente que é mais quente do que a água ao redor.
Independentemente do tipo de efluente, uma coisa continua igual - não é bom para o meio ambiente. Portanto, todas as indústrias devem seguir os regulamentos para controlar tais descargas industriais. Além disso, a implementação estrita de políticas deve ser aplicada e a conformidade monitorada.
Os efluentes podem causar danos ambientais específicos que podem afetar não apenas a qualidade da água e as instalações associadas, mas também o meio ambiente em geral.