Saúde, perguntado por XanjoX, 9 meses atrás

Você considera que uma alimentação saudável é capaz de influenciar a sua saúde e bem-estar? E qual a relação de uma alimentação saudável para o período da puberdade e posteriormente na vida adulta?

Soluções para a tarefa

Respondido por thainararosa
0

Resposta:

Inclua proteínas na dieta

As proteínas auxiliam o crescimento de músculos e ossos. Suas principais fontes são a carne vermelha, o leite e seus derivados, aves, peixes, ovos, feijão e verduras escuras.

Não se esqueça do cálcio

O consumo de cálcio é determinante para que o adolescente alcance o pico de massa óssea (acúmulo desse nutriente no organismo, que se mantém até a idade mais avançada).

Na puberdade, a necessidade diária de cálcio é de aproximadamente 1.300 mg, o que corresponde de três a cinco porções de derivados lácteos. As folhas verde-escuro, os brócolis e os ovos também podem contribuir para a ingestão de cálcio.

Alimentos ricos em ferro evitam a anemia

O ferro é o elemento responsável por manter a massa muscular e aumentar o volume de glóbulos vermelhos. Pode-se encontrar ferro na carne vermelha, no fígado bovino, nas gemas dos ovos, nas leguminosas, em cereais integrais e nas hortaliças verde-escuro.

Vitaminas e sais minerais são indispensáveis

Para que o organismo se mantenha em equilíbrio, cresça e se desenvolva, ele necessita das vitaminas e dos minerais encontrados em frutas, verduras e legumes. O consumo deve ser de cinco porções por dia, no mínimo.

Fibras, hoje e sempre

Uma alimentação rica em fibras, como farelo de milho, gérmen de trigo, aveia, granola, castanhas, nozes, frutas com casca e verduras cruas, aumenta a sensação de saciedade e ajuda o intestino a funcionar bem.

A puberdade é uma das fases mais fascinantes da vida humana. Cuidar para que o adolescente a vivencie plenamente, com saúde e disposição, depende de uma alimentação saudável e equilibrada. Fique atento e prefira alimentos que auxiliem o corpo e a mente a funcionarem de maneira melhor. Para entender mais a puberdade e as mudanças que ela causa aos adolescentes, clique aqui.

Perguntas interessantes