Sociologia, perguntado por Márcianas, 6 meses atrás

Você considera que esta noção do início do século XX ainda é válida para pensarmos sobre a subjetividadProposta de atividade
Leia o texto abaixo:
As grandes cidades, principais sedes do intercâmbio monetário, acentuam a capacidade que as coisas têm de poderem ser adquiridas muito mais notavelmente do que as localidades menores. É por isso que as grandes cidades também constituem a localização (genuína) da atitude blasé. Com a atitude blasé a concentração de homens e coisas estimula o sistema nervoso do indivíduo até seu mais alto ponto de realização, de modo que ele atinge seu ápice. Através da mera intensificação quantitativa dos mesmos fatores condicionantes, essa realização é transformada em seu contrário e aparece sob a adaptação peculiar da atitude blasé. Nesse fenômeno, os nervos encontram na recusa a reagir a seus estímulos a última possibilidade de acomodar-se ao conteúdo e à forma da vida metropolitana. A autopreservação de certas personalidades é comprada ao preço da desvalorização de todo o mundo objetivo, uma desvalorização que, no final, arrasta inevitavelmente a personalidade da própria pessoa para uma sensação de igual inutilidade.
Simmel, G. “A metrópole e a vida mental” [1903]. In: Velho , Otávio G. (Org.) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973, p.17.

Após a leitura, responda:
1) Tendo como referência a noção de atitude blasé de Simmel, qual é o tipo social que nasce em decorrência das experiências a que estão sujeitos os indivíduos metropolitanos? Explique.
2) Você considera que esta noção do início do século XX ainda é válida para pensarmos sobre a subjetividade do indivíduo contemporâneo?
e do indivíduo contemporâneo?

Soluções para a tarefa

Respondido por TraffixcAnna
0

Resposta:

one, two, three

Explicação:

baby baby

Perguntas interessantes