História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Você consegue perceber, na atualidade, resquícios da politica do estado do bem- estar social no Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
5

Estado de bem – estar social é uma política estatal onde um Estado assume um papel de assistir (de assistência) o povo com serviços (saúde, seguridade) e direitos. Mais do que melhorar a qualidade de vida da população  o Estado assume que todos os cidadãos tem todos seus direitos de serem garantidos. Se distingue de uma política comunista/socialista por não buscar uma organização entre os trabalhadores e desenvolver a partir daí. A questão aqui são os direitos a serem assegurados (saúde, vida, igualdade).

 

No Brasil, surge com o governo de Getulio Vargas que, cada vez buscando dar menos motivo para a classe operaria se filiar às ideologias comunista e anarquista, começou a reconhecer as questões do trabalho como questões de política e não mais de policia, como era vista na republica velha. Foi criado o ministério do trabalho e o trabalhador ganhou vários direitos como jornada de trabalho de 8h, regulamentação dos sindicatos (e suas lutas e questões); surgiu a Petrobras (empresa estatal responsável por extrair o petróleo presente no território brasileiro) e a Copanhia Siderúrgica nacional (tratar e fabricar aço e ferro). Lembrando que todo esse processo começou no Estado novo mas que ganhou outra cara após 45, quando Getulio age de maneira mais populista. Mesmo que a questão de impedir revolução fosse a mesma ainda.

 

Vargas buscou afastar a oligarquia do poder nos anos 30, sem no entanto tirar os  benefícios dela. Buscou políticas para a valorização do café, intervencionistas e estimulou a industrialização e o nacionalismo. Ele negociou com todos os setores da sociedade exceto os comunistas/anarquistas.


Podemos observar a ainda presente existência de um Sistema Publico de Saúde, um sistema de educação publico, a Petrobras (apesar de ser uma empresa mista atualmente -  49% de particulares, 51% Estatal) alem de direitos trabalhistas (8h diarias, direito a ferias, fgts, seguro - desemprego)* 


(*)mas que atualmente não sabemos o quanto sera mantido, vide a reforma trabalhista aprovada pelo governo recentemente

Perguntas interessantes