Você consegue identificar características da atuação política de Gandhi em sua política de não violência dentro dos princípios de ética e valorização da vida defendido pela religião hindu assim como a cristã e outras correntes religiosas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foi durante sua estadia na África do Sul que Gandhi teve suas primeiras experiências com o preconceito racial, vindo tanto das autoridades como dos habitantes europeus da região. Um caso marcante que foi um dos fatos que levaram Gandhi ao ativismo aconteceu durante uma viagem que Gandhi fazia para Pretória em 7 de junho de 1893.
Durante a viagem, um passageiro incomodou-se com a presença de Gandhi na primeira classe, e os funcionários do trem solicitaram que Gandhi se retirasse para a terceira classe. Como Gandhi se recusou a se transferir para a terceira classe – ele possuía passagens para a primeira classe, foi expulso do trem. Essa experiência, somada a uma lei discriminatória decretada pelas autoridades coloniais contra os indianos, convenceu Gandhi a iniciar o ativismo em defesa dos direitos dos indianos na região. Durante os 21 anos em que esteve na África do Sul, Gandhi atuou em defesa dos indianos e lá desenvolveu seu método de protesto não violento, que foi importantíssimo na luta pela independência da Índia e que o popularizou em seu país de origem.
Após retornar à Índia, Gandhi retomou seu ativismo político somente após o fim da Primeira Guerra Mundial. A Índia ainda era parte do Império Britânico, e a luta de Gandhi foi justamente para emancipar seu país do domínio colonial britânico. Em 1919, autoridades britânicas decretaram uma lei que permitia a prisão de qualquer pessoa que fosse julgada como ameaça.
A partir disso, Gandhi retomou o seu princípio de Satyagraha, que propunha um protesto não violento contra as injustiças existentes de maneira que o agressor se convencesse da injustiça que estava cometendo. Foi exatamente a defesa de uma atuação pacífica que fez Gandhi receber o apelido de “mahatma”, que para os indianos significa “grande alma”.
A atuação de Gandhi na luta contra a Inglaterra ocorreu a partir de ações de desobediência civil, instigando o povo a se recusar a colaborar com as autoridades britânicas de forma a enfraquecer o domínio sobre a Índia. A atuação de Gandhi como liderança do ativismo indiano, naturalmente, rendeu-lhe a prisão por diversas vezes.
As principais ações tomadas por Gandhi foram incentivar o povo a produzir sua própria roupa e não comprá-la dos britânicos como era comum na época. Para dar o exemplo, Gandhi carregava consigo um tear manual que ele utilizava para produzir suas próprias roupas. O tear manual utilizado por Gandhi tornou-se um símbolo nacional na Índia e atualmente é estampado na bandeira do país.
Outro destaque vai para a “marcha do sal”, na qual Gandhi liderou uma multidão que marchou a pé até uma região litorânea da Índia para que pudesse extrair sal do mar. A marcha do sal aconteceu como forma de desafiar as autoridades britânicas, que haviam instituído um novo imposto sobre o preço do sal na Índia.
A partir da década de 1920, uma rivalidade muito forte surgiu na Índia entre hindus e muçulmanos e, por mais que Gandhi se posicionasse pelo fim da violência e pelo convívio pacífico entre os dois lados, a violência continuou existindo. O crescimento do movimento de independência durante a Segunda Guerra Mundial fez com que a Índia conquistasse a sua independência em 1947. No entanto, a divisão existente entre muçulmanos e hindus permaneceu, o que fez com que o território indiano se fracionasse em duas nações. A porção muçulmana da Índia fundou o Paquistão.
A separação da Índia e do Paquistão foi o motivo da morte de Gandhi, quando, no dia 30 de janeiro de 1948, um nacionalista hindu chamado Nathuram Godse atirou à queima-roupa em Gandhi, em Nova Deli.
Explicação:
Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência. A atuação de Gandhi tornou-se particularmente conhecida em virtude do uso do Satyagraha, um princípio de protesto não violento. Esse princípio utilizado por Gandhi serviu de inspiração para muitos ao longo do século XX.