Você conheceu dois sistemas que coordenam diversas funções do corpo: o sistema vervoso e sistema endócrino. Mas há uma diferença entre a forma como as mensagens enviadas por esses sistemas promovem essa coordenação. Qual é essa diferença?
Soluções para a tarefa
Tanto o sistema endócrino quanto o nervoso, são os responsáveis por modificações no nosso organismo, quando é necessário, fazendo com que o corpo possa se ajustar a diferentes situações.
São sistemas parceiros, que ao receberem e analisarem estímulos internos (como carência de nutrientes ou dor) e externos (temperatura, som e luz, por exemplo), respondem apropriadamente a essa determinada situação. Atuando, dessa forma, regulando funções como: metabolismo, nutrição e reprodução.
Existe uma diferença com relação ao envio de mensagens ao organismo por cada um desses sistema, diferença essa que conseguimos constatar comparando o funcionamento de cada um.
Sistema Nervoso: constituído pelo sistema nervoso autônomo (SNA),
sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
Sua
comunicação com o corpo é feita por meio de células nervosas, através de impulsos
elétricos.
Sistema Endócrino: sua formação se dá por diversas glândulas, sendo as principais: pâncreas, hipófise, suprarrenais, testículos, tireoide e ovários.
A transmissão de suas mensagens ao organismo acontece, quando essas glândulas secretam hormônios no sangue, que passam a ser levados para todo o corpo.
de