Voce conhece a lendária "Guerra de Tróia"? É uma das histórias mais interessantes do mundo grego antigo contada nos escritos (llíada e a Odisseia) do historiador Homero. Esses fatos históricos foram muito importantes para a formação da Grécia na Antiguidade. Pesquise como ocorreu essa trama que até foi transformada em filme.
Soluções para a tarefa
A Guerra de Troia foi um conflito entre gregos e troianos que durou dez anos. Acredita-se que os fatos por trás da lenda podem ter acontecido entre os séculos 12 e 11 a.C.
A obra mais conhecida que narra o Cerco à Tróia é a Ilíada, de Homero. Mas ainda não há consenso entre os historiadores se Homero foi uma figura histórica ou se simbolizava múltiplos autores da tradição oral. Também não se sabe exatamente em qual época o poema épico surgiu. Apesar disso, outros episódios da Guerra de Troia foram contados na literatura antiga grega e romana.
Por muitos anos, era consenso de que a cidade de Troia existia apenas na mitologia. Mas descobertas arqueológicas modernas no século 18 apontam que a Troia histórica está localizada na península da Anatólia, na Turquia, a sudoeste do Monte Ida.
No entanto, não há nada conclusivo a respeito dos fatos narrados na Ilíada, já que as escavações encontraram evidências de pelo menos nove ruínas de diferentes períodos.
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
Segundo a literatura antiga, a Guerra de Troia começou na verdade por causa de uma birra entre os deuses do Olimpo. Éris, a deusa da discórdia, ofereceu um pomo de ouro a Hera, Afrodite e Atena. A mais justa das três seria merecedora do objeto. Para decidir a questão, Zeus enviou as três a Páris, que escolheu Afrodite como a mais justa. Em troca, a deusa do amor fez com que Helena, a mulher mais bela do mundo, se apaixonasse por ele.