Administração, perguntado por anameloo, 1 ano atrás

Você concorda que as mulheres têm uma chance menor de serem promovidas mesmo quando mais qualificadas do que homens? Explique. Quais os impactos das questões de gênero nas organizações? Você acredita que a diversidade nas organizações apresenta vantagens e desvantagens?

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
0

Um levantamento realizado pela Catho neste ano de 2017 aponta que mulheres tem diferença de 62% de diferença da renda própria a menos que os homens no Brasil, sendo mais específica, para cargos operacionais, a diferença entre os salários em média é de 58%, e para graduado é de 51,4%. Ainda,  especialista técnico (47,3%), coordenação, gerência e diretoria (46,7%), supervisor e encarregado (28,1%), analista (20,4%), trainee e estagiário (16,4%) e assistente e auxiliar (9%). Esta é a pesquisa mais recente em termos nacionais e apontam a diferença salarial entre homens e mulheres com o mesmo grau de formação e para o mesmo cargo.

Ainda nesta pesquisa, constatou-se que somente 37% dos cargos de gestão e coordenação são ocupados por mulheres, sendo que no eliminando-se as esferas do setor público, somente 10% dos cargos no setor privado são ocupados por mulheres.

É um fato, as mulheres têm menos chances de serem promovidas do que os homens, mesmo tendo a mesma qualificação ou sendo mais qualificadas do que profissionais homens no mesmo ramo.

Dentre os principais impactos da gestão de gênero na organização têm-se:

- Maior Abertura para Inovação

As empresas com abertura para diversos funcionários e uma cultura organizacional não exclusiva normalmente contam com profissionais de diversas especialidades e visões de mundo, sendo capazes de trazer mais possibilidades as ações da organização

 

- Melhoria na atração e retenção de talentos

Utilizando apenas a formação profissional, experiência e perfil do cargo é mais provável que não se perca nenhum profissional que agregará valor a empresa

 

- Melhor desempenho financeiro

A diversidade é fundamental no ambiente de trabalho, pesquisas recentes informam que quanto maior a diversidade no local de trabalho, melhor a produtividade. a Fortune fez um levantamento e concluiu que as empresas lideradas por mulheres tiveram desempenho três vezes maior do que as 500 melhores companhias selecionadas pela Fortune 500 entre os anos de 2002 e 2014, que são predominantemente dirigidas por homens.

 

- Cultura do Mérito

Os profissionais em organizações igualitárias verão que seu progresso depende apenas de sua qualificação e trabalho, logo se esforçarão mais para alcançar seus objetivos.

Perguntas interessantes