Você concorda com a famosa frase provinda do senso comum, que afirma: “O poder sobe à cabeça”? Pois então, você sabia que tal afirmação se confirma nos meios teóricos? O filósofo do renascimento italiano, Nicolau Maquiavel (2004), já atentava para o fato de como o poder corrompe o ser humano. Na França iluminista do século XVIII Montesquieu afirmava que: “a corrupção de cada governo começa quase sempre pela dos princípios” (2000, p. 121). Pensando nisso, observe as afirmações a seguir e identifique se são corretas ou falsas: I. O discurso da imparcialidade, da neutralidade, na política só serve para dissimular o favorecimento a certos grupos. II. A corrupção representa um tipo de prática aceita diante da baixa institucionalização política e é explicada como uma disfuncionalidade da estrutura social de tipo tradicional, gerando instabilidade no plano político e econômico. III. No âmbito da Administração Pública, a corrupção é definida como a conduta ilícita do servidor que aceita ou solicita vantagens para a prática de ato de ofício.
Soluções para a tarefa
Olá,
Todas estão corretas,
I. O discurso da imparcialidade, da neutralidade, na política só serve para dissimular o favorecimento a certos grupos.
Correto, para Maquiavel, sempre será favorecido o interesse de algum grupo, logo imparcialidade não existe na vida prática
II. A corrupção representa um tipo de prática aceita diante da baixa institucionalização política e é explicada como uma disfuncionalidade da estrutura social de tipo tradicional, gerando instabilidade no plano político e econômico.
Correto, deste ponto de vista a corrupção é um sintoma da baixa institucionalização da política.
III. No âmbito da Administração Pública, a corrupção é definida como a conduta ilícita do servidor que aceita ou solicita vantagens para a prática de ato de ofício.
Correta - A definição para o crime de corrupção é de acordo com o descrito na alternativa.
Espero ter ajudado!