Sociologia, perguntado por chake, 6 meses atrás

Você concorda com a afirmação de Karl Marx? Por que? O que você entende por forças produtivas? E meios de produção? Pare para pensar sobre: relações sociais de produção, mais valia, luta de classes e alienação. Será que todas estas expressões estão interligadas? E relação de trabalho, para você o que vem a ser?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Elen1820
19

Resposta: Sim. Porque é exatamente o que o proletário faz, emprega sua força física ou intelectual para o seu sustento.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
0

1 - Sim, concordo. A forma como Karl Marx notou a sociedade, está baseada em um olhar real, que não se prende a limitações impostas por conceitos antigos. A luta e a divisão de classes existe e foi notada pelo autor.

Como Marx notou o Estado?

Marx entendeu o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

Ele organizou a ideia de Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.


Mais sobre a divisão social:
https://brainly.com.br/tarefa/1244391

2 -  As forças produtivas podem representar todos os meios de produção, indo desde os capitais, as terras e até a matéria-prima, desenvolvendo assim métodos e técnicas de utilização e pelos trabalhadores. Lembrando que a mais-valia absoluta está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista.

Sobre a influência das forças produtivas:

Por fim, as forças produtivas na economia marxista, estão ligadas aos elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar uma determinada natureza.

Mais sobre o conceito de produtividade:
https://brainly.com.br/tarefa/7201541

3 - Os meios de produção podem ser entendidos como aqueles que constituem o local onde o indivíduo realiza a produção de uma determinada atividade, ou seja, eles podem ser desde um maquinário até as instalações fabris, onde os processos de produção são executados.

A dualidade no olhar capitalista e socialista

A forma como os meios de produção são vistos, tendem a ser uma das principais diferenciações entre as duas correntes ideológicas, já que o socialismo visa trazer para o Estado os meios de produção, dividindo entre a sociedade de forma igualitária, ou seja, o oposto do capitalismo.

Mais sobre a ideia de trabalho:

https://brainly.com.br/tarefa/13008513

4- Sim. Marx analisou cada uma dessas expressões como uma forma de explicar o capitalismo e a divisão social, sendo uma das bases para o pensamento sociológico clássico.

Como o proletário está inserido nesse olhar?

O ponto principal das teorias de Marx iam na direção do proletariado sobrepondo a dominação da burguesia.

Porém, o capitalismo é soberano graças ao desenvolvimento das economias em um nível global, o que apesar de possuir diversas falhas como o aumento das desigualdades, acaba sendo mais atrativo do que o projeto socialista.

Sobre a ideia de alienação:

https://brainly.com.br/tarefa/22647331


5 - Dialogar sobre o trabalho é falar da liberdade do homem no que tange seu papel de cidadão, e, em diversos locais do mundo ainda existe o trabalho escravo, inclusive no Brasil, cabendo ao estado e as empresas articularem medidas que promovam um ambiente saudável e qualidade para o bom rendimento do mesmo.

Como o trabalho é notado na sociedade?

Através da construção de modelos políticos na sociedade moderna, vemos que análises sobre os métodos utilizados no mercado de trabalho, devem sim ser discutidos, bem como os direitos do trabalhador, que são uma das bases para a sociedade.


Mais sobre a sociologia clássica:

https://brainly.com.br/tarefa/26034186

Anexos:
Perguntas interessantes