Você como Presidente da Republica e precisa decidir entre reduzir a poluição liberada pelos combustíveis fósseis(gasolina,disel,querosene,etc.) e aumentar a produção de automóveis. Ou seja, a escolha é:poluição versus automóveis
Soluções para a tarefa
Resposta:
"No caso da redução da poluição, diversas medidas poderiam ser tomadas, mas talvez a mais drástica seria a substituição de combustíveis fósseis por alternativas limpas, o que poderia acarretar em mudanças profundas nos meios de produção de automóveis, investimento pesado em pesquisas científicas e alterações estruturais em fábricas para atender às novas tecnologias. Nesse cenário, fica implícito o Custo de Oportunidade referente às refinarias de Petróleo, aos empregos gerados por postos de gasolina, e os custos pesados de adaptação industrial, incluso treinamento e/ou demissão de mão-de-obra.
No cenário inverso, um aumento na produção de automóveis pode alavancar a indústria atrelada ao processo, seja de metais, combustíveis, montadoras, estradas e acessórios. Porém, o Custo de Oportunidade referente à mudança estaria relacionado talvez às sanções comerciais impostas por acordos internacionais de proteção ambiental, compromissos de redução de emissão de poluentes, redução de apoio à produção de combustíveis alternativos ao petróleo, como o etanol."
Explicação:
Resposta: Em seu raciocínio, você deve ter percebido a dificuldade em equilibrar as decisões.
Vamos considerar que você tenha decidido reduzir a poluição. A dificuldade adicional está em adaptar a legislação vigente e estimular as fábricas a desenvolverem automóveis ou processos produtivos mais avançados e com baixo consumo de combustível. Mas como fazer? Ao mesmo tempo, deverá existir programas de qualificação tecnológicas, como universidades e centros de apoio à indústria. O risco é a indústria perceber isso como aumento de custos e reduzir a produção e o emprego, visto que as empresas não vão querer arcar com investimentos produtivos apenas para satisfazer o desejo do governo.
Considere agora que a decisão seja aumentar a produção de automóveis. Uma maneira de estimular isso, é reduzir os impostos associados à produção. O impacto imediato será um maior volume de automóveis nas vias públicas, pressionando serviços como fiscalização de trânsito, pavimentação, ampliação da via urbana (viadutos, pontes, trincheiras), aumento do consumo de combustíveis e, portanto, poluição
A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, desenvolveu a via de trânsito rápido para transporte e transbordo de passageiros, o chamado MOVE. O objetivo claramente foi o de estimular o transporte público, em detrimento da utilização de automóveis. Os resultados individuais podem ser observados através da redução do tempo de deslocamento; todavia os resultados para a sociedade serão observados ao longo do tempo.