Você, como gestor público, tem em mãos uma lista com o detalhamento de diversas receitas. Lembrando a importância de mensurar o impacto das decisões do Governo na economia, como você classificaria as receitas listadas a seguir? Justifique a sua resposta.
1. Prédio locado para a iniciativa privada.
2. Royalties de petróleo.
3. Taxas portuárias.
Soluções para a tarefa
Receitas públicas são os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda as necessidades ou demandas da sociedade.
Ou seja, Receita Pública é todo e qualquer recurso obtido pelo Estado para atender os gastos públicos indispensáveis às necessidades da população.
São denominados receita de capital porque são derivados da obtenção de recursos mediante a constituição de dívidas, amortização de empréstimos e financiamentos e/ou alienação de componentes do ativo permanente.
Receita tributária é toda fonte de renda que deriva da arrecadação estatal de tributos, dos quais são espécies os Impostos, como por exemplo as taxas portuárias.
Espero ter ajudado.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Um prédio locado para a iniciativa privada se refere a uma receita corrente patrimonial, a qual é provenientes de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes.
2. Royalties de petróleo estão associados a receita corrente industrial, que é proveniente de atividade industrial de extração mineral, de transformação, de construção e outras, provenientes das atividades industriais definidas como tal pelo IBGE.
3. As taxas portuárias são classificadas como receitas correntes de serviços, já que são provenientes da prestação de serviços de transporte, saúde, comunicação, portuário, armazenagem, financeiro, de inspeção e fiscalização, judiciário, processamento de dados, vendas de mercadorias e produtos inerentes à atividade da entidade.
Explicação: