Você certamente já se deparou com o crescimento de bolores sobre alimentos, diversos, como pães e frutas. Retirar a superfície contaminada pelo fungo garante que o restante do alimento esteja livre da contaminação? Explique.
Soluções para a tarefa
Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Afinal, uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer.
Espero ter ajudado : )
Resposta:
Ao retirar a superfície contaminada pelo fungo não há garantia de que o resto de alimento esteja livre de contaminação, pois os fungos são seres vivos formados por hifas que são estruturas microscópicas, que ao se unirem e aglomerarem formam o micélio, que é a estrutura possível de visualizar a olho nu e, portanto, a estrutura visualizada em um alimento com um mofo e bolor.
Por esse motivo, quando retiramos do alimento a superfície contaminada por um bolor (fungo) provavelmente estamos retirando apenas o micélio, enquanto as hifas, que são microscópicas, vão continuar no alimento.
Bons estudos!