Lógica, perguntado por nicolehbianchipa682t, 5 meses atrás

Você assumiu a gerência do departamento de RH, com conhecimentos na área de segurança do trabalho, em uma empresa extremamente desorganizada. Sua admissão objetiva exatamente corrigir as irregularidades existentes nas questões administrativas e principalmente no que concerne às questões relativas a segurança do trabalho, e para isso você(s) tem a plena autoridade de realizar quaisquer alterações que julgar necessário. A sua primeira missão será a de reduzir o seu quadro de pessoal em 50%. Portanto, dos 10 colaboradores abaixo, escolha 5 que deverão permanecer com você para ajudá-lo a sanear os problemas elencados no início do texto.

Não precisa justificar o porque você mandou as pessoas embora. Mas cada um dos cinco que ficarem precisam de uma justificativa de porque eles continuaram. Selecione eles pensando que o principal foco é segurança do trabalho.

Sr “A” = tem 50 anos de idade, sendo vinte no emprego. É rabugento, mal humorado e lento.
Sr “B” = secretária, muito bonita, mas de baixíssimo QI. Tem 23 anos, é assídua e pontual. É péssima digitadora.
Sr “C” = jovem de 19 anos, com bom potencial, porém bastante indisciplinado e impontual. Já sofreu várias punições, mas comenta-se que é apadrinhado do diretor.
Sr “D” =sujeito muito competente, apesar de muito nervoso e violento. Tem o mau hábito de gritar com as pessoas..
Sr “E” = excelente digitadora, mas muito fofoqueira, ocupa o telefone, o dia inteiro, batendo papo e fazendo fofocas, bem como, tem a saúde muito fraca tendo de se ausentar com frequência.
Sr “F” = economista, exímio na área econômico financeira, contudo possui o vício da embriaguez, o que faz ausentar-se muito e ser grosseiro com as pessoas. Anda sempre armado.
Sr “G” = ex-toxicômano, recém saído de um tratamento. Admitido há menos de um mês, ainda não mostrou suas habilidades.
Sr “H” = escriturária bilíngue, não leva o trabalho muito a sério, pois seu sonho é ser atriz de cinema. Nos últimos meses, já mudou de emprego 4 vezes.
Sr “I” = viúva de 59 anos, exímia arquivista, mas de péssimo relacionamento. É a mais antiga na empresa e sérios problemas cardíacos, em razão dos quais não pode ser contrariada.
Sr “J" = passa o dia contando piadas ou fazendo brincadeiras de mau gosto. Sua única vantagem é força física descomunal que possui, útil para trabalhos pesados, porém é muito preguiçoso.

Soluções para a tarefa

Respondido por westherfortunato
5

Resposta:

5 que permanecem: Sr. "A", Sr. "B", Sr. "C", Sr. "I", Sr. "J".

Explicação:

Mandados embora: Sr. "D", Sr. "E", Sr. "F", Sr. "G", Sr. "H".

Justificativas do porquê se mantiveram

Sr. "A": Apesar de ser mais velho é de casa há 20 anos, o que o torna experiente em seu trabalho, onde não precisa de humor para ser bem feito, assim como lentidão. É melhor um trabalho lento, mas bem feito e confiável, do que um rápido e mal feito, tendo que refazer e gastar mais tempo do que levaria. Sem contar que experiência e segurança releva velocidade, afinal, todos esse anos se mostrou uma pessoa confiável (pois não está especificado o contrário).

Sr. "B": Altamente competente no que diz respeito a pontualidade e carisma, duas coisas de extrema importância nessa função. O QI não atrapalhará muito, com o tempo ela entenderá o que for preciso entender, mas até então isso não é relevante (sem contar que confidencialidade não será um problema). Por fim, a digitação pode ser substituída pelo tradicional (papel e caneta) e ir treinando no tempo livre.

Sr. "C": Jovem ainda tem muito o que aprender; trabalhar em conjunto com um pessoal já experiente é uma das soluções, afinal, tem um excelente potencial para crescer só precisa de mais foco. Suas punições envolvem a indisciplina e a impontualidade, mas nada que envolva risco. Por ser apadrinhado do diretor, não fará nada que prejudique a empresa.

Sr. "I": Outro caso relacionado à idade, mas com um adicional de ser cardíaca. Porém, pode-se dizer que é a funcionária mais funcional. Seu cargo não exige muita velocidade e, já que o realiza muito bem, quase não é contestada. Confidencialidade aqui também não é um problema.

Sr. "J": Preguiça pode ser acabada com insistência; quando houver um trabalho que necessita força física, basta alguém chamá-lo e persistir, com o tempo ele passa a exercer seu trabalho com mais dedicação. Não é agressivo, então suas piadas não serão extrapoladas, podendo ser abolidas após não receberem a devida atenção que esperava. Depois de um tempo poderá ser o que torna o ambiente mais agradável com o seu bom humor.

Perguntas interessantes