você aprendeu que ao passar do estado líquido para o estado de vapor a água recebe energia na forma de calor Pense nisso e explique porque sentimos frio quando saímos molhados de um banho de mar ou piscina por exemplo
Soluções para a tarefa
Sentir frio ao sair do mar não é culpa do frio, mas do calor que nosso corpo perde nessa hora, ou seja, da diferença entre as temperaturas. Mas isso não é regra. Depende de como está o tempo (se o dia está quente, ninguém vai sentir frio): se está ventando, a localização da praia, se é aqui no Brasil ou lá no Canadá (onde é mais gelado).
Em geral, a água do mar ou da piscina possui temperatura mais baixa do que a do ambiente. Quando a gente entra no mar, ocorre um fenômeno chamado equilíbrio térmico. O corpo e a água trocam calor até que as duas temperaturas se igualem. Ao atingir esse ponto, paramos de sentir frio.
Depois de brincar bastante, até os dedos ficarem enrugados (leia ao lado), é hora de sair da água. De novo, o corpo vai ter de passar por outro equilíbrio térmico, só que agora com o ar. O nome para isso é convecção.
O ar em contato com a superfície da pele se aquece e volta para a atmosfera, deixando em seu lugar uma temperatura mais baixa. Se essas correntes de ar recebem reforço de um ventilador, por exemplo, quando a gente está molhado, a perda de calor é muito maior. É a tal de convecção forçada.
Pelo aquece - Para se defender dessa perda brusca de calor, o organismo cria mecanismos que tentam nos esquentar rapidamente. É por isso que batemos o queixo, trememos e ficamos arrepiados. Os pelos arrepiados formam uma camada de ar quente em torno do corpo, isolando-o para não perder calor.