Você aprendeu como determinar fones e alofones através da técnica definida pela Fonêmica. Também aprendeu que, para um fone ser considerado representante de um fonema, outro método é encontrar pares mínimos ou análogos. Se a mudança de um som pelo outro produz uma diferença de significado, você estará diante de sons contrastivos. Na alofonia, isso não acontece, pois o som não possui caráter distintivo.
O português possui um clássico caso de alofones consonantais, que são as consoantes africadas palatais. Esses sons constituem uma alofonia clássica porque preenchem dois requisitos básicos para alofonia: similaridade fonética e distribuição complementar.
Madruga, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa – A Fonologia das vogais e das consoantes do Português Brasileiro. Unidade 3 – Seção 1. Kroton. 2017.
Quanto a classificação da alofonia, complete as lacunas da sentença a seguir.
Chama-se de alofonia posicional quando a ocorrência do fone em determinado ambiente pode ser explicada pela _______________________________ de um segmento específico. Chama-se a variação livre quando é caracterizada por não ser dependente do contexto fônico adjacente, ou seja, os alofones em _______________________________ não são motivados pela _______________________________ que os precedem ou seguem.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
ausência / variação livre / vogal ou consoante.
b)
presença / variação controlada / vogal ou consoante.
c)
duplicação / variação aberta / letra ou som.
d)
presença / variação livre / vogal ou consoante.
e)
revelação / variação livre / vogal ou letra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta: Letra d
Explicação: presença/ variação livre/ vogal ou consoante
Perguntas interessantes