Você anda na rua em linha reta com uma moeda na mão. Você fica arremessando essa moeda
verticalmente para cima e pagando de volta quando ela cai em sua mão constantemente. Explique a como
seria a trajetória dessa moeda por alguém sentado em um banco próximo e por você. Preciso de ajuda urgente
Soluções para a tarefa
Resposta: Para você a moeda estará apenas subindo e caindo, isto é, uma trajetória retilínea, enquanto para a pessoa sentada ao banco, ela verá a trajetória em formato de uma parábola.
Explicação: Bom, eu não vou tentar ser muito simplista não.
Vamos adotar dois sistemas ortogonais bidimensionais de referência (aquele sistema cartesiano de dois eixos que são perpendiculares um em relação ao outro), um para você e o outro para a pessoa sentada ao banco, isso nos ajudará a compreender.
Você que está com a moeda na mão está com uma velocidade A em relação ao eixo x (a horizontal), se a moeda está com você, podemos admitir que ela também está com velocidade A na horizontal, quando você joga a moeda para cima ela ainda vai ter a mesma velocidade no eixo da horizontal, isso explica o porque que ela vai cair na sua mão, pois ela está em repouso em relação a você usando o eixo x como referência. Se ela ta parada para você no movimento da horizontal, então podemos admitir que para você ela não se move na horizontal, porém quando você joga ela para cima, você ver um movimento no eixo vertical (eixo y), então o único movimento que você verá da moeda é na vertical, sua trajetória será retilínea, sobe e desce.
Agora usando o referencial do homem sentado no banco, como ele está em repouso em relação a você, então quando você joga a moeda para cima ele verá a moeda se movimentando tanto na horizontal como na vertical, agora para você entender o porque a trajetória é de uma parábola, eu teria que avançar um pouco o assunto, a questão é que em breve você verá essa fórmula aqui:
s = so + vo.t + at²/2, nessa equação percebemos que a posição varia em função do tempo ao quadrado, vou escrever de outra forma: at²/2 + vo.t + so, sabe o que lembra? Lembra uma equação do segundo grau, e normalmente seus gráfico são de uma parábola, essa é uma boa associação do porque ela se co.portaria como uma parábola na matemática.