Filosofia, perguntado por letube210, 6 meses atrás

VOCÊ ACREDITA QUE O BRASIL É UM PAÍS LAICO? LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA. ESCREVA UM TEXTO DE NO MÍNIMO 25 LINHAS SOBRE O ASSUNTO, RETIRANDO DOS TEXTOS ARGUMENTOS QUE SUSTENTEM A SUA OPINIÃO. BOM TRABALHO. QUALQUER DÚVIDA ESTOU Á DISPOSIÇÃO. VALE 50 PONTOS


rsgondim99: hahahaha meu deus
rsgondim99: posso por uma ideia
rsgondim99: e vc desenvolve depois, 25 linhas é muito

Soluções para a tarefa

Respondido por rsgondim99
1

Resposta:

Resposta

Explicação:

O Brasil, a constituição da republica federativa de 1988, traz em seu artigo 5º, VI o principio da laicidade, ou seja, não adota uma religião oficial que vigore sobre as outras.

A intenção é de que nenhuma religião sobressaia sobre a outra, o que permite que todos os brasileiros possam ter uma religião diferente e que este não seja desrespeitado em virtude disso (intolerância religiosa).

Embora o texto constitucional diga que temos um estado laico, não devemos segundo Marx, cair no "fetichismo jurídico", ou seja, pensar que tudo que está positivado na lei escrita é efetivamente posto em prática. No Brasil ainda temos problemas sérios de intolerância religiosa, sendo os principais prejudicados as religiões de matriz africana. Estas religiões sofrem preconceito pois a grande metade da população brasileira é crista, e o desconhecimento e o desrespeito geram intolerância, e a intolerância impede a efetividade da liberdade religiosa.  

Respondido por gustavorodriguesmaia
0

Resposta:

Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.

Um país laico é aquele que segue o caminho do laicismo, uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos do Estado. O laicismo foi responsável pela separação entre a Igreja e o Estado e ganhou força com a Revolução Francesa.

O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:

“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

Contudo, a laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no Estado, e um aspecto que contraria essa postura é o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.

Nos países que não são laicos (teocráticos), a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas. Nos países teocráticos, o sistema de governo está sujeito a uma religião oficial. Alguns exemplos de nações teocráticas são: Vaticano (Igreja Católica), Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).

Explicação:

Perguntas interessantes