História, perguntado por tatahpaiva9878, 10 meses atrás

Você acredita que a descrição que Gandavo faz das crenças e dos costumes indígenas corresponde à visão que os indígenas tem de sua própria cultura? Será que realmente os indígenas "não adoram coisa alguma", como diz o autor?

Soluções para a tarefa

Respondido por mg6374307
248

Resposta:

sim

Explicação:

isso tem por estado e por honra.não adoram coisa alguma nem tem para si que há na outra vida glória para os bons,e pena para os mais, tudo cuidam que se acaba nesta e que as almas fenecem com os corpos,e assim vivem bestialmente sem ter conta,nem peso,nem medidas.


adeane1992: brgd
alanapinsan26: aaaaaaaaaaaaah vlw demais,muito obrigada <3
606051: Você é dez
adeane1992: oi
adeane1992: <3
Respondido por heloisagoncalves745
8

A descrição que Pero de Magalhães Gândavo faz das crenças e dos costumes indígenas corresponde em partes às visões que os indígenas têm de sua própria cultura.

Isso porque, ao contrário do que o autor afirma, os indígenas adoram sim algumas coisas, pois possuem crenças fortes na natureza e em entidades, como deuses, que governam os fenômenos naturais e devem ser reverenciados continuamente.

Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo

Gândavo era um estudioso português que redigiu o Tratado da Terra do Brasil, evidenciando a forma como os lusitanos encaravam o estilo de vida indígena, porém, a descrição se mostra contaminada em partes em que surgem adjetivações como "bestialmente", demonstrando que, para os portugueses, os povos nativos viviam sem propósitos.

Na primeira parte do texto de Gândavo é notável uma descrição mais objetiva, onde os indígenas são destacados frente à organização social pouco hierárquica, haja vista que as relações de respeito sobrepunham o medo e a autoridade.

Contudo, o narrador traz sua subjetividade ao fim do texto, os caracterizando como desprovidos de crenças, de senso de justiça ou mesmo de noção de sobre sua própria existência.

Segue o texto em estudo:

Não há como digo entre eles nenhum Rei, nem Justiça, somente em cada aldeia tem um principal que é como capitão, ao qual obedecem por vontade e não por força; morrendo este principal fica seu filho no mesmo lugar; não serve de outra coisa senão de ir com eles à guerra, e aconselhá-los como se hão de haver na peleja, mas não castiga seus erros nem manda sobre eles coisa alguma contra sua vontade. Este principal tem três, quatro mulheres, a primeira tem em mais conta, e faz dela mais caso que das outras. Isto tem por estado e por honra. Não adoram coisa alguma nem têm para si que há na outra vida glória para os bons, e pena para os maus, tudo cuidam que se acaba nesta e que as almas fenecem com os corpos, e assim vivem bestialmente sem ter conta, nem peso, nem medida.

Mais sobre a cultura indígena: brainly.com.br/tarefa/44225833

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes