Você acha que uma pessoa com deficiência poderia praticar as atividades circense? Por que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
logo vem à mente a inclusão de uma pessoa com alguma deficiência física, mas ... de atendimento especializado no acompanhamento das atividades por conta ... pode mais esperar, é necessário que o professor seja capaz de praticar essa atividade.
A prática de atividades esportivas é muito indicada para quem buscam uma melhoria da saúde. E para as pessoas com alguma deficiência não é diferente. Ajuda na descoberta de potencialidades, na produção de autonomia para o autocuidado, reabilitação e na ampliação do ciclo de amizades.
Para fortalecer a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o site Saúde Brasil conversou com o profissional de Educação Física Guigo Lopes, que também trabalha com pessoas com deficiência.
"A pessoa com deficiência tende ao sedentarismo e pode ter complicações cardiovasculares ou respiratórias, por exemplo. Outros se tornam deficientes já por conta do sedentarismo e maus hábitos alimentares, quando sofrem um AVC ou amputações decorrentes de diabetes, e precisam mudar o estilo de vida", explica Guigo Lopes. "A atividade física desempenhada por pessoas com deficiência é também muito importante pela questão emocional. Existem treinos de força ou de coordenação com finalidades diferentes, que geram uma motivação muito maior. Os benefícios que eles conseguem na fisioterapia também podem conseguir no esporte, mas com uma motivação diferenciada".
O aspecto social de atividades físicas em grupo também é muito importante. "A pessoa com deficiência que chega e vê outros fazendo ganha uma motivação extra. Tome como exemplo alguém que sofre um acidente e precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Ele pensa que aquilo só acontece com ele e tende a entrar em um estado de solidão e infelicidade. Mas quando ele se depara com um grupo de pessoas que passou pelo mesmo que ele, por vezes há décadas, e que pratica esportes, aprende a lidar melhor com essa dificuldade. A pessoa passa a enfrentar essa deficiência com outra perspectiva. Ele sente uma sensação de capacidade que antes não tinha".
A prática de atividades esportivas é muito indicada para quem buscam uma melhoria da saúde. E para as pessoas com alguma deficiência não é diferente. Ajuda na descoberta de potencialidades, na produção de autonomia para o autocuidado, reabilitação e na ampliação do ciclo de amizades.
Explicação:
Espero ter ajudado!!
Resposta:em tão a resposta é sim
Todos sabem que o lazer é importante para a construção de uma vida de qualidade e com bem-estar. E, quando se fala em pessoas com deficiência, isso não é diferente. As atividades para eles vão desde esportes até hobbies, atividades lúdicas e outras práticas que visam melhorar sua condição física e psicológica.
De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, os ambientes públicos, coletivos e de lazer, bem como as cidades e as escolas, os serviços de saúde, os meios de transporte e todas as formas de comunicação e informação, devem ser pensadas visando facilitar a convivência e a participação de todos os cidadãos com igualdade de direitos.
Da mesma forma, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com deficiência garante a destinação de verbas do Ministério do Esporte para eventos paradesportivos e atividades de lazer, cultura e turismo que englobem todas as áreas da deficiência.
Como você pode notar, o acesso ao lazer, ao esporte e à cultura é um direito, além de ser fundamental para a promoção da saúde física e emocional. Conheça, neste post, 7 tipos de atividades que você pode fazer e ter mais qualidade de vida
espero ter ajudado