Você acha que hoje em dia nós ainda temos aspectos a melhorar para nos tornarmos uma sociedade
mais igualitária?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Sim mais precisamos praticar alguns costumes para termos uma socidade melhor. É importante ressaltar que mesmo uma simples atitude, quando realizada com boa vontade, terá um resultado positivo. Com atos de benevolência na sua casa, seu condomínio, rua, bairro, trabalho, o indivíduo já estará modificando o seu meio e fará a diferença na vida das pessoas com as quais convive. E esse já é o primeiro passo para a mudança, para a busca de um mundo melhor para se viver. Um cidadão atento e que luta pelos seus direitos, não é apenas aquele que aponta os erros cometidos, mas aquele que busca colaborar para uma vida em sociedade mais digna. O que essas pessoas que tanto praguejam poderiam fazer por um mundo melhor? Esse é o questionamento. É triste perceber que a maioria dos cidadãos associam atitudes de beneficência a grandes obras. Acreditam que apenas os homens de grande inteligência e magnânima conseguem realizar o bem para a sociedade. Mas é um equívoco pensar dessa forma. Pessoas de qualquer idade, sexo, cultura, formação, raça, crença, conseguem fazer algo para a melhoria do bem viver comum, basta ter iniciativa. Reclamar que a vida está difícil e que o governo não faz nada pela sociedade, é fácil. A todo momento percebem-se milhares de pessoas reclamando pelo dia afora, apontando o dedo para as imperfeições do cotidiano. Como é mais cômodo terceirizar a responsabilidade pela melhoria, poucos estão dispostos a agir nem que seja com pequenos atos.
Tornar um mundo um lugar é uma missão diária e que nunca acaba. Antes de cobrar ações do próximo, o melhor caminho é ser o próprio exemplo. Não é necessário pensar globalmente, comece a mudança pelo que está perto de você, exatamente ao seu alcance, e deixe que as suas próprias atitudes falem por si e influenciem todos ao seu redor. O CicloVivo preparou dez dicas que podem ajudar o início dessa empreitada. Ainda existe muito caminho a percorrer. Mas, o melhor é pensar um passo de cada vez. Veja abaixo como começar esta missão pessoal e inspire-se.
1. Plante, pelo menos, uma árvore : Talvez você já tenha feito isso uma ou dezenas de vezes, mas nunca é demais. O plantio pode ser feito em uma área que precisa ser recuperada ou em seu próprio quintal. Uma ideia interessante é plantar uma árvore frutífera. Além de ter um alimento fresco ao seu alcance, você também atrairá muitos pássaros, e ouvir o canto das aves sempre faz bem.
2. Cuide do seu próprio lixo : Dê a destinação adequada para os resíduos que você produzir. Mesmo que não exista um sistema público de coleta seletiva na sua região, separe seu lixo e leve os recicláveis a uma cooperativa ou centro de coleta. A parte orgânica pode ser transformada em adubo para ajudar a sua árvore ou horta a crescerem com mais saúde. Você pode fazer isso até mesmo dentro de sua própria casa com uma composteira simples, veja aqui o passo a passo.
3. Evite o desperdício : Um dos grandes males do mundo é o desperdício. Em termos de alimento, aproximadamente 1/3 de tudo o que é produzido vai parar no lixo. Mas, para ter um mundo melhor, também é importante atentar ao desperdício de dinheiro, por exemplo. Planeje os seus gastos, isso evitará problemas nas finanças pessoais e, por mais incrível que pareça, também impactará a economia nacional.
4. Pense e repense antes de comprar : O padrão de consumo imposto, principalmente pela mídia, diz que as pessoas são definidas por seus bens. No entanto, essa cultura de comprar desenfreadamente é o jeito mais fácil de destruir o meio ambiente. Para fabricar uma calça jeans são necessários até 15 mil litros de água, fora outras matérias-primas. Tudo o que compramos reflete em algum tipo de impacto ambiental, portanto, compre o necessário.
5. Cuide das pessoas e dos animais : Faça o bem a quem está próximo de você, independente de quem seja. As boas ações são contagiosas. Imagine como o mundo seria melhor com todas as pessoas trocando gentilezas? Cuide também dos animais. Se está ao seu alcance tomar conta de um animal doméstico, faça isso com carinho. Se você pode ajudar a preservar uma área ou apoiar causas de defesa dos animais, faça também. O mais importante de tudo é a intenção e a vontade de “fazer o bem, sem olhar a quem”.
6. Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos : Essa é uma das dicas mais importantes. A democracia permite que a população eleja seus representantes. Aproveite esta oportunidade para escolher candidatos que tenham valores respeitáveis e projetos que sejam usados realmente em benefícios da sociedade. Após as eleições, acompanhe o que está sendo feito e cobre se for necessário. Isso vale para todos os cargos políticos.