Sociologia, perguntado por camilasousaaraujo14, 8 meses atrás

você acha que a ciência poderia ser considerada uma nova religião? explique sua resposta e faça suas anotações?​

Soluções para a tarefa

Respondido por laisaferreirasodre7
55

Resposta:

 A ciência é altamente considerada na sociedade contemporânea. O status de 'científico' traz credibilidade a procedimentos e produtos. A relação intrínseca entre o empreendimento científico e o uso da razão é defendida por muitos filósofos da ciência. No entanto, tal associação é criticada por pensadores como Paul Feyerabend, que inclusive associa o pensamento racionalista ao teológico. Existe uma passagem que descreve um suposto diálogo entre Freud e Einstein em suas famosas correspondências (Einstein e Freud, 2001). O médico austríaco teria enviado ao físico um exemplar de uma obra recém-terminada por ele. Einstein respondera que tinha achado o livro extraordinário, apesar de não estar qualificado para julgar seu mérito científico. A resposta teria deixado Freud irritado, pois: como o físico poderia ter julgado a obra extraordinária se não podia dizer nada sobre o seu mérito científico? Para o pai da psicanálise, ou era ciência ou não era nada (Postman, 2002). Apesar do caráter caricato da história, ela reflete o alto valor atribuído ao termo ciência pela sociedade, sobretudo nos últimos 150 anos. A excelência da ciência é presumida desde grandes personalidades como Freud até o público geral, que é convencido por campanhas publicitárias que apelam para um suposto método científico para garantir a superioridade a certas marcas. O próprio termo ciência é recente e foi popularizado somente no século XIX com a contribuição da Sociedade Britânica para o Progresso da Ciência. Segundo o New English Dictionary (Murray, 1884), o ano de 1864 registra a mais antiga data para o uso moderno do termo. O grande valor atribuído a qualquer coisa que tenha o rótulo de científico na sociedade contemporânea é batizada por Postman (1994) de cientismo. Ele defende que grande parte das pessoas, de estudiosos ao público em geral, têm duas crenças que são as sementes do cientismo: as ciências naturais proporcionam um método para revelar verdades e a sociedade pode ser organizada de modo racional e humano segundo os princípios da pesquisa científica. Um dos pilares do cientismo é, para o autor, a fé de que a ciência pode servir como um abrangente sistema de crenças e de sentido para a vida, além de proporcionar uma sensação de bem estar, moralidade e até imortalidade. Em sua obra O futuro de uma ilusão, Freud (2011) analisa se a humanidade poderia viver sem a autoridade moral oriunda de uma fé em Deus. Ao final, a voz da razão de Freud conclui que a humanidade deve viver sem a ilusão de Deus, podendo ou não passar melhor sem ela. Para Postman (1994), Freud estava dando substância à outra ilusão: de que no futuro os cientistas objetivamente neutros proporcionariam uma fonte de autoridade moral. Freud escrevia de acordo com a mudança de seu tempo, no qual houve uma transformação peculiar da imagem da autoridade derradeira.


metindropkayky: TA PORR@
dsantosr33: ta porr@ menor
dsantosr33: pra quê tudo isso cara
thelsantos293: E muita coisa um resumo cai bem
thiagostar2002: tmnc rapa, resume o bglho em poucas linhas
isaakookmin: pra que td isso mds
Respondido por tagliettimariana
31

 Acredito que não, afinal, a ciência é meio que uma ciência exata, que busca motivações, resultados, é algo mais ligado a matemática e a conceitos racionais e não a fé e a supremacia de um "Deus".

 Sem contar que inúmeros cientistas eram ateus, não acreditavam num possível Deus, viviam em prol da ciência como algo que pudesse mudar o mundo.

 Geralmente, religiões são criadas e são perpetuadas para sempre com as mesmas ideias, e a ciência está em constante movimento, sendo impossível ser considerada um religião dogmática.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21081016

Anexos:

jeffersonoliveira10: Só uma correção a ciência não é exata, como você disse ela está em constante mudança e nem todos os cientistas são ateus existem muitos que estudam tanto astrologia como astro física e fazem parte de alguma religião justamente para ampliar seu conhecimento sobre sua crença
Perguntas interessantes