Você acaba de formar-se em Ciências Biológicas e é contratado para trabalhar em uma empresa de remediação de solos contaminados. A remediação baseia-se na degradação química dos contaminantes presentes no solo por meio da atividade de distintos oxidantes químicos. Ocorre que estão disponibilizando uma bolsa para alunos que tenham interesse em realizar o mestrado, e você logo se interessa. Para participar, é preciso elaborar um pequeno projeto com a seguinte estrutura:
- introdução;
- objetivo geral;
- pelo menos dois objetivos específicos.
Seu desafio, portanto, é elaborar essa proposta, não se esquecendo que o projeto precisa ser na área da remediação. Indique claramente o contaminante tratado e o oxidante químico a ser estudado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução:
O solo é um recurso natural essencial à vida. No entanto, a partir da Revolução Industrial e, sobretudo, com a produção de inúmeros produtos e processos, resíduos tóxicos foram gerados em grandes quantidades. Essa situação, aliada à má gestão desses resíduos, fez com que muitos poluentes acabassem inseridos nos solos, causando modificações nesse recurso natural, ou seja, contaminação.
Como principais contaminantes, podem-se citar os derivados do petróleo – diesel, gasolina, óleos, entre outros (hidrocarbonetos) –, que são passivos comuns e resultantes de distintas atividades. Novas técnicas para tratamento dos solos contaminados devem ser propostas. O Fenton, uma solução de peróxido de hidrogênio, é um oxidante químico comumente utilizado em processos de remediação, mas poucas publicações realmente tratam do processo físico que ocorre no solo e promove esse tratamento.
Objetivo geral
Estudar a utilização do Fenton na remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos.
Objetivos específicos
- Descrever o processo físico que ocorre durante o tratamento do solo utilizando o Fenton.
- Determinar o tempo de tratamento do solo utilizando o Fenton.
- Comparar os resultados do Fenton com outros oxidantes químicos utilizados no processo de remediação.
Explicação: