“Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.” (RAMOS, 1992, p. 20). A partir da leitura do trecho do romance “Vidas Secas” é possível perceber como o personagem Fabiano é sofrido. Nesse romance, de um modo geral, os personagens humanos são apresentados por um viés de brutalidade e aspereza. Assinale a alternativa correta em relação a que o personagem Fabiano está sendo comparado.
Soluções para a tarefa
Podemos responder que a alternativa correta com relação ao romance "Vidas Secas" é a que diz que o texto tem a intenção de "caracterizar Fabiano de forma muito próxima aos animais, com os quais se identifica".
Vidas Secas - uma obra brasileira
O livro em questão traz consigo questões sociais muito profundas, intrínsecas às vivências de boa parte do povo brasileiro. Em Vidas Secas podemos acompanhar a jornada de uma família que foge da escassez, procurando por condições melhores de subsistência. A obra é baseada nas experiências do próprio autor, Graciliano Ramos, o que torna o romance mais interessante. Durante toda a história nos deparamos com a necessidade do personagens escaparem da seca que devasta suas terras.
Saiba mais sobre Vidas Secas: https://brainly.com.br/tarefa/36907409
#SPJ3