Vivenciamos um período em que as mudanças tecnológicas impactaram o estilo de vida da população contemporânea, com fatores que implicam na saúde física e mental. A inserção de fast-food no cotidiano das pessoas e a diminuição da atividade física gera uma sociedade com uma maior número de obesos.
NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto anteriormente, analise as afirmativas que apresentam como a dança pode auxiliar na melhoria do estilo de vida.
I. A dança se torna um recurso voltado à promoção da saúde, pois, como parte dos benefícios, podemos destacar o bem-estar, prazer e alegria.
II. A estrutura do movimento corporal proporcionado pela dança oferece ao individuo experiências completas por meio de ações motora, emocional e cognitiva.
III. Associada a vários benefícios, a dança se destaca especificamente em relação à potência aeróbica, a qual é muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Todas As Questões Estão Corretas
Resposta: I, II e III.
Explicação: PAGINAS 184 e 185
Aliado a todos esses benefícios, a dança se destaca especificamente em relação à potência aeróbica, pois o prazer proporcionado por ela faz com que o praticante permaneça por períodos prolongados em atividade física desenvolvendo, quase que imperceptivelmente, a sua resistência aeróbica, a qual é muito importante para a prevenção de doenças cardiorrespiratórias e da obesidade.
É neste sentido que a dança torna-se grande aliada das estratégias voltadas à promoção da saúde, pois, entre os seus benefícios, destacam-se: bem-estar, prazer e alegria. Estas especificidades da dança se revertem em aumento do nível de disposição e da autoestima, agindo como impulsionadores para que o praticante não desanime e consiga manter um estilo de vida mais ativo.
Muitos são os benefícios que podem ser elencados pela dança, pois ela própria se constitui como uma prática ampla que conecta o ser humano consigo e com o mundo em seu entorno. Ela requer que os seus praticantes organizem os seus movimentos considerando o espaço e o tempo, levando-os a confrontar a sua subjetividade com o contexto externo. Esta estruturação do movimento corporal oferece a
experiência completa por meio das ações motora, emocional e cognitiva.