Pedagogia, perguntado por laurinhasimoneneves, 8 meses atrás

Vivenciamos, atualmente, a presença das tecnologias no cotidiano e as modificações em nossa vida pessoal, social, profissional, geradas a partir dos avanços do conhecimento científico e tecnológico. Desse modo, democratizar o acesso aos conhecimentos tornou-se primordial para que possamos compreender melhor o mundo, realizar escolhas conscientes e intervir responsavelmente no meio em que vivemos. Descrição da imagem não disponível Diante desse cenário, e partindo de um ponto de vista sustentável, como você poderia contribuir para que a formação dos professores (sua e de seus colegas) não fosse prejudicada?

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosdaniel405064
1

não si tho duzir Papua ghuqi

Respondido por cucamapt
0

Resposta:

Como professor de uma escola pública e que não tem orçamento para a formação de professores, criaria um projeto para que a formação não deixasse de ocorrer e, da mesma forma, para que a escola não necessitasse mexer em seu orçamento escasso.

O projeto teria como tema gerador a questão do pensamento sustentável, fazendo com que nós professores refletíssemos sobre o quanto a sustentabilidade pode contribuir para um mundo melhor, onde somos desafiados a se reinventar a partir de objetos e ideias já existentes, além de ser lucrativo, uma vez que não necessitamos de grandes orçamentos, mas apenas de ideias e de criatividade.

Buscaria vídeos na Internet falando de sustentabilidade, coletividade e compartilhamento para subsidiar a formação dos professores. Depois, convidaria dois ou três professores com quem tenho maior afinidade, para juntos organizarmos melhor as ideias da formação e, então, procuraríamos a direção da escola para apresentar a proposta.

A formação seria realizada na própria escola, no mesmo período já previsto no calendário; assim, os alunos já estariam com suas atividades programadas naquele período e não seriam afetados. Sendo realizada na própria escola, poderíamos utilizar os recursos como projetor multimídia e Internet. A proposta seria apresentada a todos os professores pela direção e, a partir desse momento, dividiríamos os papéis para que todos participassem.

Faríamos uma breve pesquisa de outros assuntos relevantes para serem abordados, buscaríamos artigos e outros materiais na Internet que contribuíssem para essa formação. Alguns professores seriam responsáveis por mediar a discussão de cada tema e, para que o debate fosse aproveitado ao máximo, criaríamos um calendário de formação contínua, de modo que, em cada data, um professor fosse o mediador, organizando uma discussão e propondo a troca de experiências a partir de um tema gerador.

Seguindo na linha da sustentabilidade, o coffee break seria colaborativo, de modo que a escola forneceria café e chá e cada professor traria algum alimento, sendo dividido em dois grupos: salgados e doces. Além disso, com o objetivo de promover um momento de descontração e confraternização, haveria, ao fim da formação, o "brechó sustentável", para o qual cada professor traria de duas a três peças que não está mais utilizando, mas em bom estado, para trocar entre os colegas.

Explicação:

Padrão de resposta esperado

Perguntas interessantes