Vivemos um mundo de exclusão, preconceitos e busca pela sobrevivência. De acordo com a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (de 1951), são refugiadas as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Observe a imagem abaixo:
Soluções para a tarefa
Diante da imagem sobre os refugiados sírios podemos considerar as consequências vividas por eles é caracterizada como xenofobia, a qual é definida como uma preconceito que abrange todo povo estrangeiro.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa C.
Caracterizando a xenofobia
Podemos definir a xenofobia como um tipo de preconceito contra os estrangeiros, esta que abrange aversão aos países e a cultura destas pessoas.
Logo, sabemos que este tipo de preconceito, assim como qualquer outro, traz os sentimentos de desrespeito, ódio e violência, pois as pessoas que deixam ser dominadas e consumidas por este pensamento criam um certo individualismo, exaltando que um povo é superior ao outro, resultando assim em em uma falsa ideia de que o progresso e o desenvolvimento estão atrelados somente por um povo.
Complemento do enunciado
[...] A imagem representa a situação dos refugiados sírios, que deixam o país cruzando o mar Mediterrâneo, tendo em vistas os conflitos políticos intensificados na região nos últimos cinco anos. Entre as consequências que os refugiados sírios tem sofrido, podemos citar:
(A) a precariedade de recursos hídricos, os países dessas regiões possuem crescimento populacional acelerado.
(B) o crescente aumento do número de refugiados são habitantes de ilhas que desapareceram, populações de áreas atingidas por furacões e tempestades, terras que se tornaram improdutivas obrigando o êxodo de seus moradores.
(C) xenofobismo, a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território.
(D) o aumento do número de refugiados na Europa que buscam asilo nos países de economia mais aquecida do bloco, como Inglaterra e Finlândia.
(E) as facilidades de entrada a Europa, em função da Política de Imigração implantada pelos países membros da União Europeia.
Entenda mais sobre Preconceito, Segregação e Discriminação aqui:
brainly.com.br/tarefa/18266347
#SPJ4
Resposta: letra C
xenofobismo, a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território.
Explicação: corrigido pelo ava