Vivemos um momento histórico no qual há a sensação de que o mundo não possui fronteiras. O avanço técnico nas comunicações faz com que o "local" e o "global" sejam simultâneos e as distâncias políticas e econômicas parecem não existirem, formando "redes" entre instituições internacionais, Estados, corporações econômicas etc. Nesse mundo globalizado, a criminalidade também se globaliza, podendo-se afirmar que há a internacionalização da criminalidade. Acerca do impacto da globalização na expansão da criminalidade, analise as sentenças a seguir:
I- A criminalidade se vale de meios lícitos para encobrir crimes praticados por membros de organizações transnacionais.
II- Não há uma internacionalização do crime, uma vez que os instrumentos de repressão atualmente existentes são extremamente eficazes.
III- É urgente a necessidade de redefinir e atualizar os tradicionais conceitos de crime e o fenômeno da delinquência.
IV- A "lavagem de dinheiro" se vale de paraísos fiscais internacionais para a ocultação e o mascaramento de valores ganhos ilicitamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As sentenças I, III e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido no AVA
O crescente processo de globalização tem trazido a sensação de não haver mais fronteiras no mundo, tendo como um dos impactos a expansão da criminalidade. A alternativa que apresenta este impacto é a opção B.
A criminalidade na globalização:
O crime organizado, com o advento da globalização, se transformou em crime organizacional transnacional.
Várias atividades ilícitas têm crescido e, em muitas delas, os protagonistas as classificam como gestão de negócios. É o caso da Máfia da Calábria que em 2017 comercializou 600 toneladas de cocaína, uma atividade lucrativa.
Os meios lícitos que encobrem os crimes
A atividade criminosa tem dado origem a criação de organizações, muitas vezes, semelhantes as grandes empresas. E, apesar da fonte de arrecadação ser fruto de práticas criminosas, essas organizações funcionam de forma legal, perante as leis existentes.
As leis que combatem a criminalidade:
A globalização trouxe a expansão da criminalidade e o surgimento de novos tipos de crimes, transformando as leis existentes em leis caducas, por não abarcar essas mudanças.
O Código Penal do Brasil, de 1940, mesmo sendo atualizado, muitos casos do atual contexto da sociedade, não são contemplados. Seria necessário um grande movimento em prol de sua atualização, mas o que acabaria por esbarrar na posição de outros países, em relação aos crimes transnacionais.
A lavagem de dinheiro:
Atos ilícitos, como a lavagem de dinheiro, muitas vezes, se transformam em dinheiro legal, quando são depositados em bancos oficiais no exterior. Por serem negócios lucrativos, movimentando bilhões de dólares, como é o caso do tráfico de drogas, será difícil combatê-los apenas em um país.
Mais informações sobre a globalização e a expansão da criminalidade, poderão ser encontradas no link:
brainly.com.br/tarefa/7713163
#SPJ2