História, perguntado por Jouttween22581, 9 meses atrás

Vivemos numa forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns, ao invés de imitar outros. [...] Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em algum setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê‐lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo‐nos liberalmente em nossa vida pública, e não observamos com uma curiosidade suspicaz [desconfiada] a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente àquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos agressores uma desonra visível a todos. Oração fúnebre de Péricles, 430 a.C., in Tucídides. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora UnB, 2001, p. 109. Adaptado. a) Com base nas informações contidas no texto, identifique o sistema político nele descrito e indique suas principais características. b) Identifique a cidade que foi a principal adversária de Atenas na Guerra do Peloponeso e diferencie os sistemas políticos vigentes em cada uma delas.

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Respondido por EduardoPLopes
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A - O sistema descrito no texto é o da Democracia Ateniense, que era baseado no sorteio para cargos públicos, no debate político realizado com a participação de todos os cidadãos, com o poder difuso nas mãos dos diversos grupos políticos que existiam na cidade e o fim dos direitos hereditários ao poder.

Vale lembrar, contudo, que neste modelo só eram considerados cidadãos os homens (excluindo todas as mulheres) livres (excluindo todos os escravos), filhos de mães nascidas na Pólis (excluindo os estrangeiros, mesmo que residentes permanentes, como era o caso de Aristóteles) e dotados de uma quantidade mínima de propriedades (excluindo os muito pobres, embora estes critérios fossem mais tarde revistos).

B - A rival de Atenas na Guerra do Peloponeso era a Cidade-Estado de Esparta (líder da Liga do Peloponeso), onde vigorava o sistema Oligárquico, que, diferente da Democracia, era baseado na hereditariedade do poder, diferenciava entre nobres e não-nobres e as decisões eram tomadas por um pequeno grupo de pessoas politicamente influentes.

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