Vivemos no interior ou na superfície do planeta Terra? Como a ciência caracteriza o processo de formação do planeta Terra e do Sistema Solar? Vamos entender! Acredita-se que o Sistema Solar se formou há cerca de 4,7 bilhões de anos e a teoria científica mais aceita é da Nebulosa Solar. Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, e aprimorada ao longo do tempo por Kant e Laplace. No início, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra era uma grande bola de material rochoso incandescente sem atmosfera. Por esse motivo, o planeta era constantemente bombardeado por asteroides, meteoros e meteoritos. Dessa forma a Terra primitiva era formada por lava, e a sua proximidade do Sol e ausência de atmosfera não permitiam o esfriamento do magma. Um dia na primitiva Terra durava cerca de 6 horas e havia um intenso processo de vulcanismo que, com o passar de milhões de anos, passou lentamente a formar a crosta terrestre. Simultaneamente à formação da crosta continental, começaram a surgir os vulcões. Dessa forma, foi através dos vulcões que o magma passou a sair do interior da Terra e chegar a superfície. Após o surgimento da atmosfera e da água no planeta Terra, a lava começou a se esfriar mais rápido, devido ao contato com a água fria e a redução da radiação solar. A partir do processo de resfriamento do planeta, que ocorre “de fora para dentro”, temos a estrutura do nosso planeta dividido em camadas. Para organizar e melhor compreender como o processo de formação e transformação do Planeta Terra ocorreu, dividiu-se essa cadeia de acontecimentos nas chamadas eras geológicas, aonde cada era/período é marcado por acontecimentos específicos. Temos também a Teoria da Deriva Continental, elaborada por Alfred Wegener, em 1912 que afirmava que, no passado todos os continentes estavam unidos em um macro continente (Pangeia), e lentamente foram se separando. Entre as evidências dessa teoria, temos entre a costa litorânea da América do Sul e a África, identificaram-se os mesmos fósseis e as rochas possuem os mesmos minerais. A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais se encontram em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia. Reflita e explique com suas palavras se essa teoria tem evidências que a comprove ou se ela é apenas uma lenda. Justifique sua resposta.
É pra hoje pfvvvvvvvv
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:Vivemos no interior ou na superfície do planeta Terra? R:Vivemos no planeta chamado Terra, também conhecido como mundo, e até onde sabemos, trata-se do único planeta habitável do Sistema Solar. Também conhecido como “planeta água”, a Terra possui características bastante peculiares quando comparadas aos demais planetas.
Como a ciência caracteriza o processo de formação do planeta Terra e do Sistema Solar? R:Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. O Sistema Solar corresponde a um conjunto de planetas e astros que gira em torno do Sol. ...
Explicação:
DarkLadyQuin:
vlww
Perguntas interessantes