Vivemos em uma sociedade em que o ato de pensar criticamente perdeu um pouco a sua razão de ser. Na maioria das vezes, quando precisamos resolver algum problema, é comum recorrermos aos especialistas de plantão. Ou seja: há sempre à nossa disposição alguém que sabe mais do que nós e que pode pensar a solução do problema. Estes dias, ficamos sabendo da existência do personal organizer – que é um especialista em pensar soluções de organização para a bagunça de seus clientes. Vamos, aos poucos, perdendo o interesse em procurar por nós mesmos a solução para os nossos problemas. (Livro Texto)
No Capítulo 1 do livro texto foi abordado o conceito de Filosofia e sua utilidade na sociedade. Dentro desta perspectiva, após a leitura dos textos 1 e 2, relacione-os e escreva, criticamente, sobre a seguinte assertiva: “o ato de pensar criticamente perdeu um pouco a sua razão de ser“. Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Opah, amigo(a)!
Vou te ajudar nesta questão.
De início, podemos afirmar que o ato de pensar criticamente vem perdendo a sua razão de existir. Isto acontece porque as pessoas se deixam levar por uma série de fatores que contribuem para a falta de racionalidade, sendo alguns deles:
influência da mídia - com programas televisivos que não trazem nenhum tipo de enriquecimento cultural, como A Fazenda ou Big Brother Brasil.
redes sociais online - por conta da massificação das informações, as pessoas não separam a informação do conhecimento, o que contribui para a elevação do imediatismo e do senso comum.
Até breve!
Perguntas interessantes