Vivemos em uma sociedade em que as pessoas têm dificuldades em se inserir em um emprego.
Trabalho significa status. Sem trabalho, o homem se sente deprimido, rebaixado. Ainda sobre os prazeres extrínsecos ao trabalho, Mills chama a atenção também para o fato de que algumas pessoas acreditam que trabalham durante a semana para viverem nos finais de semana. O autor ressalta que trabalho e vida estão totalmente separados. “Toda a satisfação que a vida lhes proporciona ocorre fora dos limites do trabalho; trabalho e vida estão profundamente separados” (MILLS, 1976, p. 253).
Pensando nisso, identifique se as afirmações a seguir são verdadeiras:
1. No que se refere à relação homem-trabalho, podemos afirmar que a atividade de trabalho beneficia o indivíduo no sentido de lhe permitir consumir.
2. A relação homem x trabalho perturba a vida familiar uma vez que sempre adoece o trabalhador.
3. A saúde mental no trabalho, aspecto por vezes negligenciado por empresas e profissionais, ao contrário do que muitos acreditam, pode resultar em prejuízo tanto para o trabalhador quanto para a empresa.
E é papel de qualquer gestor a promoção de saúde mental no ambiente organizacional.
a.
Somente assertiva 3.
b.
Somente assertiva 2.
c.
Somente assertivas 1 e 3.
d.
Todas as assertivas.
e.
Somente assertiva 1.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C - Somente 1 e 3 são verdadeiras.
Explicação:
A opção número 1 é verdadeira.
A relação do homem com o trabalho é uma relação de troca e de satisfação pessoal. Em nossa sociedade se trabalha para ter acesso aos bens de consumo assim como para obter alguma realização pessoal.
A opção número 2 é falsa.
O trabalho não está necessariamente ligado ao adoecimento do trabalhador, apesar que em alguns momentos isso pode vir a acontecer, especialmente se o trabalho é extenuante e não recompensado. Por norma o trabalho costuma melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
A opção número 3 é verdadeira.
A saúde mental do trabalhador afeta diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de produzir. Infelizmente é comum que este aspecto seja negligenciado por gestores e empresas, especialmente em uma sociedade em que a saúde mental não é vista como um problema de saúde que demande atenção.