Vivemos em uma época em que as diferenças entre indivíduos são cada vez mais acentuadas. A sociedade é constituída por organizações sociais, grupos e pessoas que possuem percepções e perspectivas próprias da realidade que os rodeia acentuando os conflitos. Por isso, a análise do conflito organizacional tem ganho na últimas décadas um novo dinamismo devido a sua relevância para o sucesso das organizações.
Soluções para a tarefa
Olá, amigo(a)!
Vou te ajudar nesta questão.
Na realidade organizacional, podemos compreender que o conflito representa uma disputa de interesses (onde das partes não quer perder). Os conflitos existem há milhares de anos e fazem parte da essência humana.
Nas organizações, a figura do líder moderno é essencial para mediar os conflitos entre os colaboradores, fornecedores e a alta cúpula organizacional.
Na prática, os conflitos podem ser positivos ou negativos. Os conflitos positivos fazem referências aos embates que são benéficos para a empresa. Exemplo: dois colaboradores discutem para saber qual é a melhor forma para executar um determinado processo.
Por outro lado, os conflitos negativos fazem referências a situações que são degradáveis (tiram a harmonia) ao ambiente de trabalho. Exemplo: a vaidade entre dois ou mais colaboradores pode causar brigas e discussões.
Até logo!