Sociologia, perguntado por gilmara4117, 5 meses atrás

Vivemos em um sistema de produção capitalista que tem explorado cada vez mais os recursos naturais. Com o alto índice de consumo, também cresce o descarte de lixo, o qual não costuma ser tratado da forma adequada. São situações-problema que agravam a cada dia uma crise ecológica. O planeta Terra, enquanto organismo vivo, pede socorro. Começaram a se pensar alternativas para o sistema de produ- ção capitalista que explora os recursos naturais de modo desenfreado. Você conhece alguma dessas alternativas? Conte sobre elas.
Algumas alternativas que podem ser citadas atualmente são:
- Sumak Kawsay (Bem Viver): é uma ética indígena que reconhece a natureza como importante no pro- cesso de socialidade humana. Os seres humanos têm que se reconhecer como partes da natureza e, por isso, devem respeitá-la.
- Decrescimento econômico: ideia que se parte da necessidade de se produzir o que é necessário para a sobrevivência da espécie humana sem gerar excedentes.
- Economia de Francisco: inspirada em Francisco de Assis, busca estabelecer a harmonia entre seres humanos e meio ambiente. Parte da ideia de que a Economia deve servir a sociedade e não o contrário. Para isso, busca a influência de jovens para o debate.
Vamos pesquisar a contribuição destas ativistas que têm influenciado a juventude e apresentado pau- tas importantes na tentativa de solucionar a crise ambiental? Quais são estas pautas? Como estas rein- vindicações devem ser pensadas em um contexto de pandemia?
• Sônia Guajajara:
• Vandana Shiva:
• Cacique Raoni:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12

Sônia Guajajara tem como objetivo a luta pela liberdade da mulher indígena no Brasil, além do combate a violência contra os indígenas e a preservação dessa parcela da população.

Vandana Shiva tem como objetivo estudar e promover o acesso a biodiversidade das sementes assim como as plantações orgânicas e os direitos dos agricultores.

E o Cacique Raoni é um líder da resistência contra a BR-080 estando a frente das lutas pela demarcação das suas terras.

Perguntas interessantes