Vivemos em um país de múltiplas culturas. Cada cultura tem sua maneira de ser, de agir e de pensar. Nas organizações isso não é diferente. Diversos exemplos de culturas organizacionais podem ser citados: A Zappos, empresa de calçados, possui um ambiente de trabalho extrovertido e de estreita relação com os clientes. O Twitter apresenta regras de trabalho flexíveis e com forte senso de trabalho em equipe entre os funcionários. A indústria de aviação Southwest Airlines procura fazer o que for necessário para oferecer um ótimo serviço aos clientes. Exploradora de petróleo e gás, a Chevron Brasil, está fortemente volta à segurança dos funcionários. Podemos perceber pelos exemplos mencionados, que cada organização possui valores, regras e características que formam sua cultura organizacional. A cultura de uma organização pode ser percebida a partir de três níveis: artificialidades observáveis, valores e concepções básicas. Disserte sobre esses três níveis da cultura organizacional. Resposta Esperada: Artificialidades observáveis: está relacionada com a distribuição física da organização, com o modo de vestir dos indivíduos, com o relacionamento entre as pessoas, com o "clima" do ambiente, intensidade emocional e outras manifestações, como registros, produtos, filosofias e anuários da empresa. Esses itens são palpáveis, porém difíceis de decifrar com precisão. As pessoas conseguem ver e sentir, por exemplo, se uma organização é mais formal ou informal, centralizada em suas decisões ou não, mas isso não diz nada sobre o porquê da empresa ser assim. Valores: os valores estão relacionados às normas, ideologias, licenciamentos e filosofias adotadas e documentadas de uma cultura. As entrevistas podem ser um meio útil de verificar como as pessoas se sentem e pensam, nas quais o entrevistado pode responder livremente. No entanto, as entrevistas têm sua fragilidade, já que podem prejudicar as dimensões a serem estudadas. Concepções básicas: estão relacionadas à forma de perceber os processos mentais, os sentimentos e os comportamentos, e se manifesta de maneira inconsciente nas pessoas. As concepções básicas constituem o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional. É possível percebê-las somente por meio de observações atentas e profundas, questionamento direcionado e envolvimento de membros motivados do grupo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Artificialidades observáveis: está relacionada com a distribuição física da organização, com o modo de vestir dos indivíduos, com o relacionamento entre as pessoas, com o "clima" do ambiente, intensidade emocional e outras manifestações, como registros, produtos, filosofias e anuários da empresa. Esses itens são palpáveis, porém difíceis de decifrar com precisão. As pessoas conseguem ver e sentir, por exemplo, se uma organização é mais formal ou informal, centralizada em suas decisões ou não, mas isso não diz nada sobre o porquê da empresa ser assim.
Valores: os valores estão relacionados às normas, ideologias, licenciamentos e filosofias adotadas e documentadas de uma cultura. As entrevistas podem ser um meio útil de verificar como as pessoas se sentem e pensam, nas quais o entrevistado pode responder livremente. No entanto, as entrevistas têm sua fragilidade, já que podem prejudicar as dimensões a serem estudadas.
Concepções básicas: estão relacionadas à forma de perceber os processos mentais, os sentimentos e os comportamentos, e se manifesta de maneira inconsciente nas pessoas. As concepções básicas constituem o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional. É possível percebê-las somente por meio de observações atentas e profundas, questionamento direcionado e envolvimento de membros motivados do grupo.
Explicação:
Resposta:
1- Artificialidades Observáveis: constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, odor e “clima” do lugar, intensidade emocional e outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).
2- Valores: este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação. Estuda-se os valores, normas, ideologias, licenciamentos e filosofias adotadas e documentadas de uma cultura.
3- Concepções Básicas: reconhece-se as concepções adotadas, apenas através de observações mais intensas, de indagações mais focalizadas e de envolvimento de membros motivados do grupo. Essas concepções determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento, sendo apresentado de forma inconsciente; se constituindo o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.
A partir desses níveis conseguimos entender como funciona a empresa e o que ela espera de seus colaboradores.
Explicação: