“Vivemos em um mundo dominado por imagens e sons obtidos ‘diretamente’ da realidade, seja pela encenação ficcional, seja pelo registro documental, por meio de aparatos técnicos cada vez mais sofisticados. E tudo pode ser visto pelos meios de comunicações e representado pelo cinema, com um grau de realismo impressionante. [...] As fontes audiovisuais e musicais ganham crescentemente espaço na pesquisa histórica. Do ponto de vista metodológico, são vistas pelos historiadores como fontes primárias novas, desafiadoras, mas seu estatuto é paradoxal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, p. 235-289, 2006. p. 235.
A partir do excerto de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre decupar um filme como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Enquadramento
2. Corte
3. Sonorização
4. Montagem
( ) Processo pelo qual são selecionadas e unidas as cenas filmadas na sequência desejada para exibição.
( ) Trata-se da seleção das imagens e sequências que serão apresentadas no filme propriamente dito, já que nem tudo o que foi filmado será aproveitado.
( ) Diz respeito ao conjunto das técnicas e procedimentos relacionados à edição do som em um filme, como o uso de trilha sonora.
( ) Relaciona-se ao modo de posicionamento da câmera durante as filmagens, isto é, trata-se da perspectiva que será captada e apresentada ao espectador.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a de letra B) 4-2-3-1.
A Montagem é a sequencia em que todas as partes que foram filmadas estarão dispostas, muitas vezes acontecem dos atores gravarem cenas finais para depois começarem a gravar o início, por isso que essa parte é bem importante para organizar no contexto claro e coeso.
O Corte é feito porque nem tudo que foi gravado pode ser aproveitado, senão o filme pode ficar muito longo. E às vezes se grava uma mesma cena mais de uma vez, até escolherem a melhor, por isso o corte é necessario.
A Sonorização tem relação a qualquer efeito de som lançado nas cenas, como uma janela se quebrando, o som de um carro batendo, um corpo caindo, o barulho do tiro e derivados.
Por fim o Enquadramento tem relação direta com o melhor ângulo que determinada cena precisa ter para ser filmada, então os cinegrafistas precisam posicionar a câmera bem para garantir o melhor enquadramento dos personagens com o cenário.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!