Vivemos e buscamos ser autores da nossa existência no mundo em que estamos. Queremos fazer as coisas, escolher o que é melhor, ser livre para responder pelas ações. Enfim, somos diferentes das outras pessoas porque pensamos de forma diferente. A inteligência e a razão nos diferenciam. Isso é bom, mas também exige mais de cada um. Por isso, algumas coisas são essenciais para vivermos em comunidade.
Refletindo sobre essa dimensão da existência humana, responda às questões 1, 2 e 3:
a.
Questão 1)
As pessoas agem, às vezes, movidas somente por costumes arraigados ou por hábitos e, dessa maneira, não exercem o mais precioso atributo da espécie humana: a inteligência.
Cite e explique um caso em que isso pode ocorrer em nossa atualidade (agir por costumes e hábitos não refletidos).
Questão 2)
O filósofo Sartre defende que “quase sempre não podemos escolher o que acontece conosco, mas podemos escolher o que fazer a partir do que aconteceu”.
a) Quais são as coisas que não podemos escolher em nossa vida?
b) E quais são as coisas que podemos escolher a partir do que aconteceu conosco?
Dê exemplos.
Escreva aqui a sua resposta
c.
Questão 3)
“É verdade que, no início, serve-se obrigado e vencido pela força; mas os que vêm depois servem sem pesar e fazem de bom grado o que seus antecessores haviam feito por imposição. Desse modo, os homens nascidos sob o jugo, mais tarde, educados e criados na servidão, sem olhar mais longe, contentam-se em viver como nasceram; e como não pensam ter outro bem nem outro direito que o que encontraram, consideram natural a condição de seu nascimento.
E, no entanto, não há herdeiro tão pródigo e despreocupado que às vezes não corra os olhos nos registros de seu pai para ver se goza de todos os direitos de sua herança ou se não usurparam a si ou a seu predecessor. Mas o costume, que por certo tem em todas as coisas um grande poder sobre nós, não possui, em lugar nenhum, virtude tão grande quanto à seguinte: ensinar-nos a servir − e como se diz de Mitrídates, que se habituou a tomar veneno: para que aprendamos a engolir e não achar amarga a peçonha da servidão”.
Discurso da servidão voluntária, de Etienne de La Boétie.
a) Qual a principal ideia defendida pelo filósofo Etienne de La Boétie?
b) Você concorda com essa ideia? Explique.
vale 100 pontos e é até as 5 vem com resposta certa pls
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1º) Quando dirigimos por ruas que já conhecemos, raramente paramos para pensar no que fazemos, e isso pode levar a um acidente.
2º) A) segundo Sartre, não podemos escolher deixar de ser livres.
B) podemos escolher tudo o que está ao nosso alcance, somos condenados a ser livres, inclusive, podemos escolher não escolher.
C) por exemplo, posso escolher fechar o site do Brainly agora.
3º) A) Etienne de La Boétie defendia a liberdade universal, ele era contra o escravagismo, já que todos os homens são iguais.
B) sim, concordo, todos somos iguais como indivíduos políticos, e todos merecem ser livres e fazerem tudo o que desejarem e que não fira as normas morais da nossa sociedade.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás