Vivemos certas situações, ou sabemos que foram vividas por outros, como situações de
extrema aflição e angústia. Assim, por exemplo, uma pessoa querida, com uma doença
terminal, está viva apenas porque seu corpo está ligado a máquinas que a conservam. Suas
dores são intoleráveis. Inconsciente, geme no sofrimento. Não seria melhor que descansasse
em paz? Não seria preferível deixá-la morrer? Podemos desligar os aparelhos? Ou não temos
o direito de fazê-lo? Que fazer?
Soluções para a tarefa
Resposta:
uma pergunta importante... A primeira de todas as coisas: de forma lúcida, esse paciente anteriormente expôs o desejo dele quanto a desligar os aparelhos caso chegasse nessa situação a doença? Sem levar em consideração os aspectos jurídicos e religiosos plenamente. O que seria o certo caso o paciente já tivesse falado anteriormente que não gostaria de continuar a vida? Bom, eu não tenho como ter uma resposta certa pois eu não sei o que ocorrerá em qualquer uma das escolhas... porém, a única que eu tenho que aceitar, excluindo todos os outros aspectos, é a declaração do paciente em permanecer ou não vivo caso a doença evoluísse a esse ponto. Caso ela não tenha demostração de que gostaria que sua vida seja interrompida, não caberá a outra pessoa essa decisão... Independente de suas crenças...
O nome que damos a esse tipo de procedimento é eutanásia.
Eutanásia e moral
Quando vemos uma pessoa sofrendo muito em um leito de hospital, ainda mais quando se trata de um familiar é natural pensarmos em deixar a pessoa descansar. No entanto, seria isso um gesto moral? Tanto para a filosofia quando para a ética esse tipo de ação (Eutanásia), não pode ser considerado como um gesto moralmente aceito.
1- O ser humano possui valores que são intrínsecos a si mesmo, um desses direitos é o que chamamos de direito a vida. Por isso não seria moralmente aceitável que retirássemos a vida de um ser humano antes do tempo.
2- Para a filosofia a ética diz que tal ação é imoral, pois apenas o tempo e a existência tem o direito de tirar a vida de alguém. Por isso não poderíamos tomar tal atitude.
Para saber mais sobre eutanásia e moral, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/568420