Vivemos “cercados” por gêneros textuais, contudo, não nos damos conta disso. Ao lermos uma bula de remédio, uma receita de bolo ou ao memorizarmos a placa de nosso carro, nós estamos mantendo contato com alguns dos muitos gêneros textuais presentes em nossa sociedade. De acordo com o que aprendeu em seu material de apoio, explique e exemplifique os gêneros enumerativos e informativos em um texto de 10 a 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Olá!!
Vamos analisar cada um separadamente:
Textos Informativos: Bom, como o nome já diz possua a finalidade de retratar algum fato ou situação. Nesse formato se deve deter de uma linguagem mais simples e direta, também não deve ser ambígua para não causa confusão ao leitor, já que sua função é apenas repassar o conhecimento acerca de alguma coisa ou alguém. Por fim o modelo da linguagem também deve ser denotativa e não pode possuir um tom sentimental. Como exemplo podemos citar os textos jornalísticos, como artigos e reportagens, também temos as propagandas e os anúncios.
Textos Enumerativos: Já esse modelo é utilizado para classificar, registrar, etiquetar e derivados. Normalmente aparecem no começo de revistas, catálogos, rótulos e livros pra enumerar os capítulos ou então como está disposto a separação dos assuntos. Sendo sua principal função ser uma ferramenta para encontrar a informação desejada mais rápido.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!