Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder, por força do colapso político da burguesia do café e das demais frações de classe para assumi-lo em caráter exclusivo. O Estado de Compromisso é a resposta para essa situação. Boris Fausto
O texto nos permite concluir que, após a Revolução de 1930, estabeleceu-se no país: a) A mesma estrutura política existente no período anterior.
b) A centralização, pelo governo, das decisões políticas e financeiras, dentro de um quadro de alianças, em virtude da heterogeneidade das forças revolucionárias.
c) O total desaparecimento do poder e do prestígio das forças oligárquicas.
d) A ascensão da burguesia industrial, única classe que deu total apoio a Vargas no processo revolucionário.
e) O isolamento das forças armadas e da máquina burocrática do Estado, que não participaram do Estado de Compromisso.
*ME AJUDEM,É PARA UM TRABALHO*
Soluções para a tarefa
Sobre a revolução de 30, a resposta certa é a:
d) A ascensão da burguesia industrial, única classe que deu total apoio a Vargas no processo revolucionário.
Isso porque a referida revolução veio acabar com o poder oligárquico da época na medida em que a alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais acabou.
Importante notar que isso foi benéfico para um setor industrial que encontrava-se a parte desse poder político oligárquico e que não conseguia expandir os seus negócios devido a tal configuração.
espero ter ajudado!
Olá, tudo bem?
⎆ O que foi a Revolução de 1930?
A Revolução de 1930 teve suas origens no momento em que ocorreu uma controvérsia na política do café com leite, pois ao fim do mandato do paulista Washington Luís houve a escolha de outro paulista: Júlio Prestes. Esse acontecimento fez com que a oligarquia de Minas Gerais se unisse com as oligarquias da Paraíba e do Rio Grande do Sul (Aliança Liberal) para lançar o gaúcho Getúlio Vargas e seu vice João Pessoa (governador da Paraíba) às eleições. Apesar de, por pouco, não terem vencido às eleições, eles tiveram muito apoio popular devido suas propostas revolucionárias (voto secreto, incentivo à industrialização e as leis trabalhistas). Em julho de 1930, João Pessoa é assassinado e a população põe a culpa no governo federal. A revolução popular atravessa vários estados brasileiros e termina no mês de novembro do mesmo ano, no Rio de Janeiro, com Getúlio Vargas tomando o poder. É o fim da República Velha e o início da Era Vargas.
✾ Resolução:
O texto nos permite concluir que, após a Revolução de 1930, estabeleceu-se no país:
➯ b) A centralização, pelo governo, das decisões políticas e financeiras, dentro de um quadro de alianças, em virtude da heterogeneidade das forças revolucionárias. ✓
Importante saber:
⎆ O que foi a política do café com leite?
Esse período da República Brasileira é considerado como um momento no qual as oligarquias dominavam o cenário político, ainda na República Velha. Foi marcado pela alternância de presidentes oriundos de São Paulo e Minas Gerais e pela troca de favores políticos entre presidentes e governadores. O nome dessa política é justificável devido o fato de, à época, São Paulo ser um grande produtor de café e Minas Gerais ser um grande produtor de leite, além de ser o maior polo eleitoral do país.
Leia mais em:
☞ https://brainly.com.br/tarefa/26963034
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!