vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Explique a importância de ingerir vitaminas e minerais.PRESISO URGENTEMENTEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
Precisa urgentemente de uma aula de português também
Explicação:
As vitaminas e os minerais são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição.
É importante ter uma dieta equilibrada e manter um controle médico, adequando-se às quantidades necessárias de ingestão das vitaminas e minerais. Se somente a alimentação não garante a quantidade suficiente desses elementos no organismo, é necessário procurar outras formas que elevem esses níveis, como a reposição por suplementos. O equilíbrio na quantidade de vitaminas e minerais afasta algumas doenças e ajuda a manter a qualidade de vida.
Os minerais são fundamentais para a saúde desde o nascimento. As quantidades de cada nutriente são específicas e podem variar de microgramas a gramas por dia, por isso, é primordial o balanceamento dos valores ingeridos de cada um deles, afinal, o excesso de um pode atrapalhar na absorção e utilização do outro. O cálcio, por exemplo, é um mineral que necessita de atenção. Ele é importante para a formação óssea e dentária, para o funcionamento correto dos sistemas nervoso e imunológico, e para a pressão arterial. Os alimentos derivados do leite são as principais fontes de cálcio para o organismo.
Vale ressaltar que a absorção do cálcio no corpo é influenciada pela existência da vitamina D. Portanto, a falta dessa vitamina pode acarretar a não absorção do nutriente, elevando o acúmulo desse mineral nas artérias e favorecendo as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa vitamina é encontrada, em maior quantidade, nos peixes de água salgada e, em pequenas doses, nos ovos, carnes, leite e manteigas. Entretanto, o sol é o principal responsável pela produção da vitamina D no corpo.
O importante é manter um nível de qualidade das vitaminas e minerais no organismo, lembrando que cada pessoa deve ter uma avaliação diferente, afinal, cada organismo tem suas próprias características. Assim, os suplementos só podem ser indicados depois da realização de exames que apontam essa necessidade e após descartar, ao máximo, a probabilidade de riscos para a saúde.