VISITA DOMICILIAR
Marlene, 46 anos, reside em casa de um Núcleo Habitacional em um Distrito de Botucatu. Mora com o filho de 30 anos. A casa de Marlene não possui muro. É construída em alvenaria, com pintura branca nas paredes e as janelas são azuis. Tem cozinha, sala, banheiro e dois quartos. A casa mostra-se desarrumada. Tem água encanada, esgoto, sua rua é asfaltada e tem transporte coletivo. Marlene recebe a enfermeira e agente comunitária pela porta da cozinha. A casa tem fogão, não tem geladeira, mesa e quatro cadeiras. Observa-se que na pia estão os pratos da ultima refeição e as panelas estão sob o fogão. Observa-se que não foi feita nenhuma benfeitoria desde que mudou há três anos. Pede desculpas pela desorganização da casa, pois havia chegado do trabalho. Marlene frequenta a Igreja Universal e o seu filho não tem religião. Estudou até 40 ano do ensino fundamental.
Relações familiares
Marlene nasceu em Caruaru (PE). Casou-se aos 15 anos com o pai do seu filho, que a abandonou, vindo trabalhar em São Paulo e nunca mais voltou. Seus pais são falecidos de problemas de coração (Doença de Chagas). Seu filho nasceu com a parteira, pois não tinha recursos para procurar o hospital e também não fez o pré-natal. Aqui em Botucatu morava perto dos familiares (irmãos, cunhados e sobrinhos) no Monte-Mor, mas pagava aluguel o que comprometia muito sua renda familiar que é de um salario mínimo, mais uma cesta básica. Então foi residir em sua casa no Núcleo Habitacional, porém queixa-se de ficar muito sozinha. O filho já foi casado tem duas crianças, que Marlene tem que pagar pensão alimentícia para o filho não ser preso. Atualmente tem uma namorada. Marlene teve um companheiro, mas que se separou depois deste ter brigado com o seu filho e chama-lo de vagabundo.
Trabalho
Marlene trabalha na limpadora que presta serviço em instituição de saúde “e vê cada coisa que me deixa muito encucada”. “ Sou daquelas que se impressiona fácil”. O filho faz bicos e não ajuda em casa.
Rede e sistemas de trocas
Não tem amigos no Núcleo e aos domingos vai à casa dos familiares no Monte-Mor. Queixa-se das brigas entre os familiares muitas vezes pelo uso excessivo de bebida alcoólica. Não tem amizade com os vizinhos. O filho não para em casa, vive mais na casa da namorada. Gosta de forró, mas agora não tem ido por falta de companhia. Frequenta a igreja aos domingos, mas sente dificuldade em pagar o dízimo. Não tem televisão e não assiste nenhum programa.
Serviços públicos
A enfermeira foi procurá-la, pois foi transferida da Unidade de Saúde do Monte-Mor, para a Unidade mais próxima de sua residência. Consta que faz uso de Antidepressivo diz que é muito nervosa, fuma dois maços de cigarro ao dia, tem “batedeira no peito”, sente “uma bola que sobe e desce da garganta”, não consegue prestar atenção no serviço, não tem dormido direito e parece que algo terrível vai acontecer. Pergunta se pode ter o mesmo problema que seus pais. Diz que tem dificuldade em realizar o tratamento, pois tem que trabalhar. O filho também tem prontuário no Sistema de Saúde por uso de drogas, o que Marlene nega.
Consulta de Enfermagem
A enfermeira ao iniciar a interação com Marlene, explicou a necessidade de mudança da unidade de saúde. Marlene reagiu muito mal. Gritou e xingou a enfermeira e a agente de saúde. Refere que “elas não querem trabalhar, por isso estão enviando ela para outro postinho”, empurrou as profissionais.
Diante disto, a enfermeira que era impulsiva reagiu muito mal, perdeu o controle, também gritou e ofendeu Marlene. Enfrentou a paciente com aproximação física, tocou com rigidez e com tom de voz muito alto. Os vizinhos saíram para ver o que estava acontecendo. Acionaram a polícia militar. Você é enfermeiro na mesma unidade de saúde que as profissionais referidas acima. A enfermeira procura a você para discutir o caso ocorrido. Por você ter conhecimento em relacionamento interpessoal, relacionamento terapêutico enfermeiro-paciente e comunicação terapêutica, como você orientaria a colega a agir numa próxima situação como esta, utilizando as ferramentas da proxêmica, tacésica e cinésica? Escreva no máximo 15 linhas. PRECISO PRA HOJE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Desculpa nao sei, mas tente dnv, leia o texto vai que vc consegue ❤
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás