visao de santo agostinho sobre o livre arbitrio
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Na concepção agostiniana, "O Livre - arbítrio" é um Dom de
Deus, concedido às criaturas racionais que as permite agir livremente de acordo
com a sua vontade. É o uso consciente da
liberdade. Esse Dom de Deus é guiado pela vontade destas criaturas, que pela
razão o usarão, devidamente, proporcionando o bem e pela paixão o tornarão
causador do mal, pois estarão privando-o e sua privação consiste no mal; já que
ele é o bem. Mas como pode um bem concedido por Deus, que por sua vez é o Bem
Supremo e criador de tudo o que existe no mundo, ser causa do mal?
O livre arbítrio torna-se causa do mal, por meio daqueles que o
receberam, pois estes não o usaram devidamente, ou seja, privaram-no. Logo, se
o mal é a privação do bem, e o livre
arbítrio sendo um bem, sua privação é causa do mal; é o mal.
Surge, então, uma outra questão, se a existência do pecado deve-se ao livre arbítrio. Então, Deus,
dando-nos o livre - arbítrio, concedeu-nos a possibilidade de pecar? A respeito
desta problemática, Santo Agostinho diz-nos que:
"Se o homem carecesse de livre- arbítrio da vontade, como poderia existir esse bem, que consiste em manifestar a justiça, condenando os pecados e premiando as boas ações? Visto que a conduta desse homem não seria pecado nem boa ação, caso não fosse voluntária. Igualmente o castigo, como a recompensa, seria injusto, se o homem não fosse dotado de vontade livre. Ora, era preciso que a justiça estivesse presente no castigo e na recompensa, porque aí está um dos bens cuja a fonte é Deus. Conclusão, era necessário que Deus desse ao homem vontade livre" .
"Se o homem carecesse de livre- arbítrio da vontade, como poderia existir esse bem, que consiste em manifestar a justiça, condenando os pecados e premiando as boas ações? Visto que a conduta desse homem não seria pecado nem boa ação, caso não fosse voluntária. Igualmente o castigo, como a recompensa, seria injusto, se o homem não fosse dotado de vontade livre. Ora, era preciso que a justiça estivesse presente no castigo e na recompensa, porque aí está um dos bens cuja a fonte é Deus. Conclusão, era necessário que Deus desse ao homem vontade livre" .
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